Zinfandel ou Primitivo

Para começar a falar dessa cepa, primeiro vamos esclarecer: a Zinfandel e a Primitivo são a mesma uva. Assim como Crljenak kaštelanski, uma antiga variedade da Croácia, da qual as duas descendem.

A OIV classifica os 3 nomes como sinônimos, utilizados conforme a localização geográfica, sendo, por exemplo, Primitivo o nome utilizado na Itália, e Zinfandel, nos Estados Unidos.

Se elas não são absolutamente, ou rigorosamente iguais, também não são diferentes o suficiente para se caracterizar uma nova cepa. Geneticamente, elas são extremamente semelhantes, podendo ser consideradas simplesmente subtipos genéticos que ocorrem naturalmente, em função da alta adaptabilidade das uvas ao ambiente. Essa teoria foi confirmada, nos anos 1990, por um estudo genético realizado por Carole Meredith, da Universidade da Califórnia.

Como nos Estados Unidos, as leis de rotulagem por enquanto não permitem a substituição de um termo pelo outro, então, é possível encontrar vinhos de corte cuja combinação de uvas descrita é Zinfandel e Primitivo. Curioso, não?

A Zinfandel, ou a Primitivo (como queira), não é uma uva de fácil cultivo. O tamanho dos azulados bagos varia muito, inclusive em um mesmo cacho. É necessária certa experiência para lidar com o amadurecimento dessa cepa, nessas condições.

Essa variedade parece um camaleão, podendo ser utilizada para a produção de vinhos brancos, rosés, tintos e até mesmo fortificados. O estilo mais conhecido é o tinto: encorpado, de profunda coloração, muito frutado, com aromas de frutas silvestres e notas incrivelmente apimentadas. Um excelente acompanhamento para pratos elaborados com carne de porco, e para salames em geral.

Outro estilo que merece destaque é o rosé, que nos Estados Unidos é chamado de White Zinfandel, ou Blush. Esse é um vinho bem recomendado para peixes ou então massas com molho à carbonara. Mas alguns especialistas torcem o nariz para esse vinho, considerando-o “fácil demais”. Uma pena.

Para encerrar, que tal ler sobre a denominação Primitivo di Manduria, uma das manifestações mais interessantes dessa uva? Para ler, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.