Colombard

Colombard é uma casta difícil de aparecer como um vinho varietal, mas muito importante em alguns cortes.

O vinho branco e seco produzido à base de Colombard é picante e crocante, oferecendo aromas cítricos de limão e de toranja, e remetendo a sabores como maçã verde, nectarina e pêssego.

Essa é uma cepa de grande rendimento e fácil de ser cultivada. Seus bagos têm pele dura, apesar de fina.

Suas origens estão no sudoeste da França, mas merece destaque, também, a produção desta uva na Califórnia, na África do Sul e na Austrália. Alguns vinhos interessantes, mas menos acessíveis, são produzidos, até, na Tailândia e em Israel.

A uva Colombard foi a branca mais plantada na Califórnia, durante a década de 1980, onde era conhecida como French Colombard. Já na África do Sul, com o nome de Colombar, era a segunda mais importante variedade de uva branca, até o final da década de 1990.

A África do Sul, aliás, é uma exceção na vinificação desta uva, produzindo varietais de grande qualidade.

Voltando aos cortes, Colombard é uma das uvas utilizadas no Cognac, destilado de uva. Aliás, se quiser ler mais sobre Cognac, clique aqui.

Excelentes exemplares de vinhos espumantes são produzidos cortando Chardonnay com Colombard, Gros Manseng e Ugni Blanc. Além disso, a Colombard também participa em interessantes vinhos fortificados.

Para experimentar a Colombard, uma dica é procurar os vinhos franceses da região de La Gascogne, que fica na fronteira com a Espanha, e é a terra dos mosqueteiros. É de lá que vêm, por exemplo, os fortificados denominados Floc de Gascogne, que devem ser servidos bem gelados, a aproximadamente 7°C.

Esses vinhos são excelentes escolhas para aperitivos, embutidos em geral e foie gras. Também são harmônicos com frutas, bolos de massa folhada, e até com chocolates.

E, se quiser ler sobre outras cepas, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.