Macabeo

 É a uva vinífera branca mais popular do norte da Espanha, também conhecida como Macabeu, ou Viúra. Mas são muitos os nomes dessa cepa: Alcañol, Alcañón, Blanca de Daroca, Charas Blanc, Forcalla, Gredelín, Lardot, Listan Andaludschii, Listan Andaluzskii, Lloza, Macaban, Maccabéo, Makkobeo...

Os nomes Macabeu e Maccabéo são mais comuns em Languedoc-Roussillon, no sul da França. Macabeo aparece em grande parte de sua terra natal, na Espanha. Viúra é comum em Rioja, onde é, de longe, a uva de vinho branco mais plantada.

Se, mesmo com todos esses sinônimos, você não reconheceu a cepa, atenção. Antes de concluir que nunca a degustou, uma informação relevante: essa é uma das principais variedades utilizadas na produção dos espumantes Cava. Se quiser ler mais sobre os vinhos da denominação Cava, uma incrível exclusividade espanhola, clique aqui.

Na maioria das vezes engarrafado jovem, o vinho produzido com essa uva é seco, e tem uma boa capacidade de envelhecimento, como comprovam os melhores exemplares da cepa.

E essa é uma uva, naturalmente, de alto rendimento. Sem o devido cuidado, os frutos ficam muito grandes, com baixa proporção entre casca e polpa, e os cachos, de tão apertados, podem facilmente apodrecer. Mas, com a planejada redução por parte do viticultor, essa uva concentra aromas e sabores de maneira muito interessante.

Um Macabeo é um vinho de caráter floral, e boa acidez. Os aromas mais comuns são flores brancas, maçãs, amêndoas, biscoitos, e, às vezes, especiarias doces. Com a idade, desenvolvem-se notas agradáveis e complexas de baunilha, canela, camomila e caramelo.

Bons parceiros de corte, dessa uva, são as variedades Malvásia e Palomino. No Cava, o corte mais comum é com Parellada e Xarel-lo. Já na França, costuma ser cortada com Grenache Branca e Grenache Gris. Mas espere, sempre, excelentes resultados dos varietais de Macabeo da Espanha.

Para experimentar um vinho produzido à base de Macabeo, ou Viúra, como preferir chamar, procure a harmonização com frutos do mar, e delicie-se com uma surpreendente, e até mesmo intrigante, experiência!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.