Lambrusco

Dentre todas as uvas italianas, essa é uma das mais antigas. Os antigos etruscos já cultivavam essa cepa, antes do desenvolvimento da civilização romana.

Essa uva vinífera é nativa da região de Emilia-Romagna. E esse é um típico exemplo de um bom relacionamento entre uma casta e um terroir.

Existem diferentes variedades de uvas Lambrusco: Grasparossa, Maestri, Marani, Montericco, Salamino, di Sorbara. Os vinhos Lambrusco de maior qualidade costumam ser produzidos, por exemplo, com a Lambrusco Grasparossa e com a Lambrusco di Sorbara.

A videira da Lambrusco Grasparossa não é muito vigorosa, mas é resistente às adversidades climáticas. Apresenta cachos cônicos e médios, com bagos arredondados. As uvas são de cor azul escura, variando de arroxeado a preto. Amadurecem relativamente tarde, aproveitando todo o sol do outono.

Já a videira da Lambrusco di Sorbara, que também tem cachos de formato cônico e bagos esféricos, não é tão resistente. Uma floração anômala, típica dessa variedade, pode levar a uma considerável perda na safra, podendo chegar até a dois terços da colheita. Com produção sempre limitada, e em certos anos até escassa, essa é uma cepa peculiar e valorizada.

A variedade Lambrusco, em si, não é uma uva super doce, mas muitas versões suaves de vinho são produzidas com essa cepa, mesmo que os secos sejam considerados, por alguns especialistas, como sendo melhores. Certamente depende muito de gosto pessoal. Mas, de qualquer forma, esses costumam ser vinhos leves, de elevada acidez, e aromas muito frescos.

Os vinhos Lambrusco são um pouco efervescentes (frizzantes, em italiano), mas não são considerados espumantes. Se quiser ler a diferença entre vinhos frisantes e espumantes, clique aqui.

Harmonize um Lambrusco seco com salame, presunto cru, linguiças e carnes de porco em geral. Além de ser uma combinação tipicamente italiana, é uma delícia. Falando em Itália, esse é um bom vinho para pizza ou lasanha, também.

Já um Lambrusco suave é um ótimo parceiro para uma sobremesa de frutas. Experimente com salada de frutas, que você vai se surpreender!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.