Petit Verdot

Essa é uma das uvas tintas clássicas de Bordeaux, e do famoso corte bordalês. Mesmo assim, pouco fala-se nela. Uma injustiça.

Petit Verdot é uma cepa antiga, cujas origens não são muito claras. Mas acredita-se que foi uma das primeiras variedades originalmente plantadas, em Bordeaux, pelos antigos romanos.

O nome Petit Verdot deve-se ao fato de o cacho ser pequeno, e nele conviverem frutas maduras e escuras, com outras ainda verdes, pois é uma variedade de amadurecimento tardio. Portanto, é pequena, e muitas vezes salpicada de verde. Petit Verdot. Se você quiser saber a origem do nome de algumas outras cepas, clique aqui.

Curiosamente, a Petit Verdot tem uma característica peculiar, difícil de encontrar em outras variedades: ela produz mais de dois cachos, por broto.

Essa é uva exigente, que detesta o excesso de água. Mas, por ter casca grossa, é uma uva resistente. O que é uma sorte, pois apesar de demorar a amadurecer, ela brota precocemente, fazendo seu período de exposição às intempéries ser maior do que a média.

Petit Verdot é uma cepa rica em flavonoides, como taninos e antocianinas. Teoricamente, portanto, está entre as que mais trazem benefícios à nossa saúde.

Quando entra em um corte, além dos taninos adicionais que ela acrescenta ao vinho, ela também oferece aromas de flores, azeitonas, pimenta-do-reino preta, especiarias como cravo e noz moscada, e cassis.

Já não é tão raro encontrar varietais de Petit Verdot, na França, na Califórnia, no Chile, na Austrália... Sua cor é escura e muito profunda, com tons de violeta. Esses vinhos têm abundância de cor, de estrutura, de aromas e de sabor.

Vinhos baseados em Petit Verdot acompanham muito bem alimentos ricos em proteína e em gordura. Algumas sugestões são queijos duros, carne bovina, carne de porco picante, vitela, cordeiro... Nossa dica? Petit Verdot com sopa de lentilhas. Fantástico.

E, se você quiser ler sobre outras uvas viníferas, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.