Pinot Meunier

Uma das uvas mais plantadas da França. Uma das mais obscuras para os enófilos. Uma das mais raras em varietais. Assim é a curiosa Pinot Meunier.

Uma peculiaridade da Pinot Meunier é o fato de seus bagos amadurecerem cedo, depois de demorarem a nascer. Isso a torna particularmente resistente a doenças, além de ser naturalmente mais tolerante ao frio.

Outra peculiaridade é que, mesmo escura, ela é mais conhecida pelos vinhos brancos que produz, apesar de também ser responsável por tintos e até por vinhos rosés. Se quiser ler mais sobre a produção de vinhos brancos a partir de uvas tintas, clique aqui.

A Pinot Meunier é uma das três variedades mais utilizadas no corte de vinhos em Champagne, onde é responsável por adicionar sabor frutado e frescor à força da Pinot Noir e à graça da Chardonnay, e onde ocupa praticamente um terço dos vinhedos.

Mesmo em Champagne, a Pinot Noir sofre certo preconceito, sendo considerada a menos nobre das três principais variedades. Mas alguns produtores da região discordam dessa tendência, e produzem excelentes vinhos usando somente essa cepa. Contudo, rótulos safrados raramente levam altas proporções de Pinot Meunier, pois essa não é uma variedade propensa a longo envelhecimento.

Pinot Meunier é uma uva presente também em outras denominações de vinhos franceses, como no Vale do Loire, nos vinhos de Touraine e Orleans, e também em Moselle, Cotes de Toul...

Na realidade, a Pinot Meunier é cultivada em muitos outros lugares além da França, como a Alemanha, Áustria, Califórnia, Austrália, Nova Zelândia. Mas também é fato que seu cultivo tem dimuído.

Com frequência chamada também de, simplesmente, Meunier, na Alemanha e na Romênia a Pinot Meunier recebe outros nomes, como Schwarzriesling e Müllerrebe.

A palavra Meunier significa "moleiro". O nome dado à uva refere-se à aparência farinhenta da parte inferior das folhas das videiras.

Quer uma curiosidade? O nome da italiana uva Molinara tem a mesma origem. Aliás, para ler sobre a Molinara, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.