Pedro Ximénez

Um nome meio engraçado. Uma uva meio diferente. Um vinho sem igual.

Pedro Ximénez é uma uva branca, que naturalmente tem um alto teor de açúcar. Mesmo assim é muito comum submeter a uva Pedro Ximénez a processos de desidratação, antes de serem vinificadas, com o objetivo de intensificar e concentrar seus açúcares. Mas não pense, com isso, em vinhos “melados”. Altos níveis de acidez costumam equilibrar a doçura, fazendo desses vinhos verdadeiras delicadezas.

Na Espanha, a Pedro Ximénez é encontrada praticamente em todas as regiões vinícolas, em maior ou menor grau, sendo mais difundida em Córdoba, na Andaluzia. Mas é bastante presente também em Badajoz, Málaga e Valência.

Essa é uma variedade muito utilizada na produção de vinhos de algumas notórias denominações de origem espanholas, como Jerez, Málaga, Montilla-Moriles, e Valência.

Mas essa cepa também pode ser encontrada em outros países, como Argentina, Chile, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos e Uruguai.

E a grafia do nome da casta também pode variar, conforme sua localização, podendo ser Pedro Ximénez, Pedro Ximenez, Pedro Ximenes, Pedro Jiménez e Pedro Giménez.

Segundo a OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho), todos esses são sinôminos válidos para a mesma casta. Mas existe uma controvérsia a esse respeito, com dúvidas sobre eventuais diferenças, que descaracterizariam todas essas como uma única cepa.

Falando em polêmica, a origem do nome Pedro Ximénez também é motivo de discussão. Teria sido um cardeal espanhol chamado Pedro Ximen que teria levado a uva para a Espanha? Atualmente essa é, de todas as teorias, a menos provável. Considerando o consenso atual da origem desta uva ser mesmo a Espanha, especula-se que o seu nome remeta à vila de Jiménez, em Sanlúcar de Barrameda. Ou então, a um vinicultor notável que ajudou a propagar a variedade nessa região.

O bago da Pedro Ximénez é redondo e médio, com pele fina quase transparente, delicada e muito sensível aos climas úmidos. Os cachos são relativamente grandes. Essa vinha encontra seu habitat ideal em climas secos e quentes, onde produz vinhos generosos muito finos e de elevado teor alcoólico.

Quando vinificada em estilo seco, as notas mais comuns da Pedro Ximénez são de caráter cítrico. Mas, nos fortificados, Pedro Ximénez remete a figos, tâmaras e até a café.

Nossa sugestão para aventurar-se pela cepa Pedro Ximénez? Um fortificado Jerez de mesmo nome, que você pode conhecer, clicando aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.