Alicante Bouschet

Essa é uma uva relativamente nova. Surgiu somente no final do século 19, pelo cruzamento entre Petit Bouschet e Grenache.

Uma nova casta de uva sempre nasce do cruzamento de variedades já existentes. E esse cruzamento pode ser acidental, no vinhedo, ou proposital, em laboratório, como é o caso da Alicante Bouschet.

O nome Bouschet vem de um sobrenome de família. Louis, o pai, inventou a Petit Bouschet. Henri, o filho, inventou a Alicante Bouschet. Alicante é uma cidade na costa mediterrânea da Espanha, onde, reza a lenda, Henri Bouschet passou as únicas férias de sua vida, tamanho era seu apego ao trabalho... Bom, se quiser saber a origem do nome de outras uvas, clique aqui.

A casta Alicante Bouschet é chamada também de Alicante Henri Bouschet, ou somente Henri Bouschet. Mas essa variedade pode, inclusive, ser encontrada com os nomes Kambusa e Dalmatinka, principalmente na Croácia. Na Espanha, pode ser chamada de Granacha Tintorera, mas esse não é um nome reconhecido pela OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho).

Alicante Bouschet é uma variedade que produz vinhos escuros e profundos, de aromas frutados com notas de especiarias como pimenta e canela. É uma cepa muito utilizada em cortes, nos quais participa acrescentando cor e taninos. Mas, principalmente no Alentejo, a Alicante Bouschet é responsável por vinhos varietais muito impressionantes.

A alta produtividade da Alicante Bouschet fez dessa uva uma variedade amplamente cultivada na Califórnia, inclusive para a produção industrial de suco, durante os anos da Lei Seca. Se quiser ler mais sobre esse período, clique aqui. E ela é cultivada, também, na França e na Espanha, no leste europeu, na Austrália... Mas, excetuando-se em Portugal, essa é uma cepa que vem perdendo espaço nos vinhedos.

Por ser nascida em laboratório, ao contrário das outras uvas, que são nativas deste ou daquele país, a Alicante Bouschet é uma uva sem pátria, mas que encontrou seu lar em Portugal, junto àquele povo tão acolhedor. A Alicante Bouschet é a uva que dá estrutura, corpo, volume e boca cheia aos vinhos do Alentejo.

Nossa sugestão? Experimente um vinho produzido no Alentejo, à base de Alicante Bouschet, e sinta-se na terrinha...

E quer saber como harmonizá-lo? Seus taninos e sua acidez combinam muito bem, por exemplo, com robustas carnes vermelhas. Por que não tentar?




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.