Negroamaro

Uma uva tinta, típica da Puglia. Conheça Negroamaro. Ou Negro Amaro! Ou Neroamargo! Todas essas grafias estão corretas, segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho...

Apesar da semelhança, dizem que o nome não tem relação alguma com amargor, até porque essa é uma uva com elevados níveis de açúcar. O nome viria da junção da palavra latina Negro, com a palavra grega Maru, sendo que ambas dizem respeito à coloração escura desta uva, e, principalmente, do vinho que ela produz, profundamente roxo.

De fato, o vinho desta uva é tão escuro que, por anos, ela foi usada para adicionar cor em vinhos do norte da Itália. Mas é na Puglia, também chamada de Apulia, que a Negroamaro encontrou um lugar com direito a varietais. Salento, ou a Península Salentina, é identificado como o local de origem desta cepa, com uma história de mais de 1.500 anos.

Quer saber onde fica a Puglia? Fácil, é o salto da bota da Itália. Se quiser ler sobre essa e outras regiões italianas, clique aqui.

As uvas parceiras mais comuns da Negroamaro, em vinhos de corte, são Malvasia Nera, Sangiovese e Montepulciano. Ainda na Puglia, na denominação Salice Salentino, os tintos e rosés devem ser produzidos com um percentual mínimo de 80% de Negroamaro.

O clima quente de estilo mediterrânico combina muito bem com a Negroamaro, permitindo que ela chegue a um excelente grau de maturação. Além disso, essa é uma uva resistente a climas secos, que não se ressente pela pouca chuva, na região.

Fora da Itália, Adelaide Hills, no sul da Austrália, fornece um clima semelhante ao quente verão da Puglia, e alguns enólogos têm produzido Negroamaro por lá. Nos Estados Unidos também é possível encontrar vinhedos desta variedade.

Os vinhos produzidos a partir da Negroamaro são frutados, com aromas e sabores de ameixas, cerejas e amoras, com notas de canela, cacau e couro. De acidez moderada, apresentam taninos médios e macios.

Além disso, um grande trunfo da Negroamaro é o preço, via de regra interessante, para o grande vinho que é.

Quer uma dica para harmonizar? Espaguete com almôndegas! E uma boa conversa!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.