Müller-Thurgau

Essa uva foi criada em 1882, por Herman Müller, um suíço nascido em Thurgau (ou Turgóvia). Daí seu nome: Müller-Thurgau. 

A maioria da literatura credita essa casta ao cruzamento entre Riesling e Madeleine Royale. Alguns especialistas alemães, diferente disso, afirmam que a Müller-Thurgau nasceu do cruzamento entre Riesling e Chasselas. Ironicamente, e também erroneamente, essa uva ficou conhecida como Riesling X Sylvaner, levando a crer que o cruzamento fosse esse. É, não existe vinho sem polêmica...

O fato é que a Organização Internacional da Vinha e do Vinho reconhece alguns sinônimos de Müller-Thurgau, como Riesling X Sylvaner, Rivaner, e Rizvanac.

E o fato é, também, que essa cepa é a segunda mais plantada de toda a Alemanha, perdendo atualmente somente para a Riesling. E é também cultivada na Áustria, República Tcheca, Eslováquia, Eslovênia, Hungria, Luxemburgo, Reino Unido, Suíça, Itália, Nova Zelândia...

De amadurecimento precoce, a Müller-Thurgau é uma cepa que precisa de solos úmidos e profundos, e que tem altos rendimentos. Contudo, ela é também muito suscetível ao mídio e outras doenças.

De baixa acidez, a Müller-Thugau produz vinhos leves, florais, refrescantes e fáceis de beber. Ideal para ser degustado jovem, esse vinho às vezes tem aromas de pêssego doce.

Tendo sido amplamente utilizada na produção de vinhos alemães tipo Liebfraumilch, a Müller-Thurgau acabou sendo muito criticada e menosprezada. Mas, seu papel na reconstrução da indústria do vinho alemão, após a Segunda Guerra Mundial, foi fundamental. Com a economia e infraestrutura em frangalhos, o pós-guerra na Alemanha precisava de uma videira produtiva e fácil de cultivar, para revigorar sua produção vitivinícola.

Atualmente, bons vinhos em versões mais secas têm sido produzidos na Alemanha. E, para fugir do estigma do nome, têm frequentemente sido rotulados com o sinônimo Rivaner, e não como Müller-Thurgau.

Para experimentar esse vinho, sugerimos harmonizá-lo, por exemplo, com polvo ou camarões. Ou então, com creme de aspargos.

O que mais sugerimos? Sugerimos que você brinde e desfrute a vida!

Ah, para encerrar, a pronúncia de Müller-Thurgau: diga algo como “mi-ilér turgal”.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.