Mauzac

Infelizmente, o cultivo dessa uva está em decadência. Felizmente, ela continua sendo a variedade tradicional das comunas francesas Limoux e Gaillac.

Uva branca encontrada, principalmente (ou quase que exclusivamente), no sul da França, a Mauzac às vezes é chamada de Mauzac Blanc, o que evita eventuais confusões com a variante Mauzac Rosé, que é tinta.

A origem desta casta não é certa, podendo ela ter sido levada para essa região por gregos ou romanos.

Como essa é uma cepa que amadurece mais tarde, a geada pode ser um problema para ela, em climas mais frios. Em contrapartida, é resistente à podridão. É também bastante produtiva, e gosta, principalmente, de solos de argila e calcário.

A Mauzac é utilizada, principalmente, na elaboração de vinhos espumantes, e tem também um importante papel na produção de destilados de vinho, como Armagnac. Se quiser ler mais sobre isso, clique aqui.

Mas a Mauzac é uma cepa bastante versátil, capaz de produzir também, vinhos tranquilos que vão de estilos secos até doces.

Suas parceiras, no corte, são a Chenin Blanc, a Chardonnay, a Muscadelle e a Loin de l'Oeil.

É uma uva relativamente aromática, sendo maçã o aroma mais associado aos vinhos elaborados com Mauzac. É comum encontrarmos referências a cascas de maçã, ou à maçã desidratada. Outros aromas notados nessa variedade são os de peras, ameixas amarelas, e acácias.

Quando em espumantes, os sabores e a acidez da Mauzac harmonizam de maneira incrível com frutos do mar em geral, com destaque para ostras. Além disso, esse vinho faz excelente companhia para sushis e sashimis.

O vinho seco produzido com a Mauzac é uma grande pedida para acompanhar pratos à base de truta. Já os vinhos doces de Mauzac são ainda mais apropriados para queijos tipo Roquefort, ou castanhas.

Quer uma dica para conhecer essa uva? Procure pela denominação Crémant de Limoux, um vinho espumante de Languedoc, na França. E experimente!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.