País

Se você nunca ouviu falar nessa uva, você não está sozinho... Mas está convidado a continuar a leitura, e apreciar mais essa variedade.

Uma nova geração de enólogos chilenos, visionários e ousados, está apostando no cultivo e na produção de vinho a partir dessa cepa, chamada País.

Na realidade, desde 1994, com a descoberta da Carmenère no Chile, teve início, por lá, uma caça a outras cepas esquecidas. E nessa busca, encontraram uma quantidade significativa de vinhas velhas, com diferentes e raras cepas. País é uma delas.

Conhecida também como Missión ou Criolla, e cultivada também no Peru e na Argentina, País foi uma cepa muito plantada no Chile até o início do século 19, e depois saiu de moda, abafada principalmente pela introdução da Cabernet Sauvignon nos vinhedos chilenos. Mas ainda é, por incrível que pareça, uma das cepas mais plantadas em território chileno, com algo em torno de 7 mil hectares de vinhedos.

Mas quem planta essa uva, no Chile, não são os grandes empreendedores da indústria vinícola. País é cultivada, em geral, por famílias chilenas de produtores agrícolas de menor renda e de recursos limitados. São, atualmente, cerca de 7 ou 8 mil produtores, localizados principalmente na região de Maule.

De alto rendimento, País é uma variedade que não dá um trabalho extremo ao produtor, tem muita tradição, mas pouco glamour. Não costuma aparecer em rótulos, nem em comentários de críticos internacionais.

E, até então, essa era uma variedade à qual os produtores recorriam, principalmente em cortes com Cabernet Sauvignon, e também para conferir cor aos vinhos produzidos com a Carignan.

Mas de uns tempos para cá, entretanto, é possível encontrar boas surpresas em varietais produzidos com a País, tanto em vinhos tintos tranquilos, como em espumantes rosés.

Existem viticultores chilenos apostando nessa uva como um sopro de inovação no mundo do vinho. Fique atento a esse nome: País. Esperamos ter muito a contar, ainda, sobre essa variedade. E, se quiser ler mais sobre a vitivinicultura do Chile, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.