Aglianico

Essa é uma das uvas mais subestimadas pelos amantes do vinho. O mundo nem sempre é justo, mesmo...

Em primeiro lugar, a pronúncia. Não diga Agliânico, como seria o natural, em português. Diga Alhiánico. É assim que você vai ouvir italianos pronunciarem o nome dessa uva.

Aglianico chegou ao sul da Itália, mais especificamente às regiões da Campania e Basilicata, graças aos povos gregos e fenícios. Não é à toa que Aglianico também é conhecida, oficialmente, como Ellenico, ou Ellenica.

Essa é uma das uvas mais antigas, entre as consideradas nativas da Itália. Se quiser saber mais sobre uvas nativas, também chamadas autóctones, clique aqui.

Vinhedos de Aglianico brotam cedo, mas essas uvas demoram a amadurecer. Como essas vinhas apreciam climas quentes e secos, é possível encontrar algumas boas tentativas de cultivo e produção, fora da Itália, na Califórnia e na Austrália.

A Aglianico é conhecida pela produção de vinhos tintos encorpados de caráter mineral, que remetem a figo e a cereja, com taninos firmes, boa acidez e um interessante potencial de envelhecimento. Na realidade, quando jovens, seus taninos podem ser até um pouco duros, mas vão amaciando com o tempo.

O passar do tempo também muda a cor do Aglianico, de vermelho grená para terracota, além de ressaltar aromas de ameixa e chocolate.

Experimente um Aglianico harmonizando-o com um prato tipicamente italiano. Experimente, por exemplo, massas recheadas com mozzarella de búfala e cobertas com molho de tomate. Mas, como esse é um vinho interessante para carne vermelha, para temperos como páprica, e também para cogumelos, quem sabe não é uma ótima sugestão para um strogonoff?

Ah, e se quiser uma experiência realmente impactante, com vinhos produzidos à base de Aglianico, procure pela denominação de origem Taurasi. Ou então Aglianico del Vulture. As encostas vulcânicas que abrigam esse vinhedos influenciam positivamente os vinhos.

E, se quiser ler sobre a relação entre vinhos e vulcões, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.