Montepulciano

Montepulciano é uma variedade tinta de uva, amplamente cultivada no centro da Itália, mais notavelmente nas regiões de Abruzzo, Marches e Molise, na costa oriental do país, voltada para o Mar Adriático.

Curiosamente, a uva Montepulciano não está relacionada à comuna Montepulciano, localizada na Toscana. De fato, a uva nem é utilizada na produção dos vinhos de lá. Mas dizem que seu nome deve-se à paróquia local, só para tornar o fato ainda mais confuso...

Montepulciano é uma uva presente em aproximadamente 50 denominações de origem italianas, sendo a mais famosa delas, certamente, Montepulciano d’Abruzzo. Esses vinhos são produzidos com pelo menos 85% da variedade, na região de Abruzzo.

Montepulciano é vista, frequentemente, em vinhos varietais. Mas parcerias de sucesso, da Montepulciano em vinhos de corte, são vistas com a Sangiovese e também com a Syrah.

A Montepulciano é uma cepa que produz vinhos frutados, de sabor leve, relativa acidez, cores fortes e taninos suaves. Mesmo que a maioria destes vinhos seja consumida quando jovem, as melhores performances da uva podem envelhecer, com dignidade, por décadas.

Os aromas e sabores associados a Montepulciano costumam ser os de amoras pretas e cerejas, com notas de cacau, tabaco e orégano. E, no palato, esses vinhos apresentam boa persistência.

E como harmonizar um Montepulciano? Para valorizar ainda mais as características da Montepulciano, dê preferência a pratos mais encorpados, como guisados, carne de porco ou de cordeiro assada, ou então massas com molhos vermelhos e temperos fortes. Um prato típico da Itália, para um vinho típico da Itália? Orecchietti, aquela massa pequena em formato de orelha, com molho de tomate e manjericão.

A que temperatura servir? A 16 ou 17°C, esse vinho vai mostrar seu esplendor. Se estiver abrindo uma garrafa de uma safra muito antiga, aí sim, pode servi-la a uma temperatura um pouco mais elevada, mas ainda assim, inferior a 20°C.

Para finalizar, um fato interessante: pequenas quantidades de Montepulciano têm sido cultivadas fora da Itália, na Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos. Quem sabe o que o futuro nos reserva? Aguardemos...

Enquanto isso, se quiser ler sobre a denominação Montepulciano d’Abuzzo, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.