Roussanne

A origem desse nome é bem interessante. Apesar de a uva ser clara, seu nome vem da palavra francesa roux, que significa vermelho. Isso porque a variedade, ao amadurecer, adquire uma cor castanho-avermelhada.

Embora não se afirme com precisão, aceita-se que Roussane seja uma uva nativa do Vale do Rhône.

No Rhône, é tradicionalmente cortada com outras variedades também presentes na região, como Viognier, Marsanne ou Syrah. É, inclusive, uma das seis variedades de uvas brancas permitidas em Châteauneuf-du-Pape. Se quiser ler mais sobre os vinhos dessa famosa denominação de origem, clique aqui.

Fora da França, Roussanne desfruta uma longa história de cultivo na Austrália, onde foi plantada no século 19, e também em parte da Itália e da Espanha. Além disso, tem se tornado cada vez mais popular nos Estados Unidos, onde foi confundida, por muito tempo, com a Viognier.

A Roussanne tem fama de ser uma cepa complicada de cultivar, e difícil de crescer. Mas clones desenvolvidos no final do século 20 surpreendem os produtores, pela superioridade, nesses quesitos. De qualquer forma, seu amadurecimento tardio a deixa mais suscetível às pragas comuns dos vinhedos, e até aos danos causados pelo vento.

Na realidade, seu amadurecimento é bastante irregular, pois a uva mostra-se muito sensível aos raios solares. Assim, vinhas cujos cachos estão virados para o ocidente amadurecem primeiro do que aquelas viradas para o oriente. Trabalho adicional para o produtor, que muitas vezes precisa fazer a colheita em diferentes etapas.

Para compensar o trabalho que dá no vinhedo, a Roussanne é uma variedade super bem comportada, na vinícola, com flexibilidade e tolerância aos mais diferentes métodos de vinificação. Barricas pequenas ou grandes, novas ou velhas, de carvalho francês ou americano? Ou, ainda, tonéis de aço inoxidável? Ok, o produtor é quem manda. Roussanne obedece.

Roussanne produz um vinho complexo e encorpado, que sugere aromas de ervas, pera, melão, damasco e mel.

Com boa acidez e muitos taninos, é um vinho com excelente longevidade. Diferentemente da maioria dos vinhos brancos, Roussanne envelhece muito bem, devido à sua combinação incomum de riqueza, mineralidade, e equilíbrio de acidez. Muitos vinhos produzidos com a Roussanne podem ser apreciado até mais de 15 anos após o engarrafamento, com grande performance.

Vinhos à base de Roussanne harmonizam muito bem com a culinária chinesa e asiática em geral. Também é uma boa opção para frutos do mar e aves. E é a escolha mais tradicional para acompanhar uma sopa típica da França, elaborada com vários tipos de pescados, chamada bouillabaisse. Um charme.

Por fim, uma curiosidade: mesmo que ainda não sejam tão comuns por aqui, é possível encontrar Roussanne em vinhos espumantes, e também nos vinhos de sobremesa. Procure, e não vai se arrepender.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.