Furmint

Uma uva capaz de produzir alguns dos vinhos mais complexos e com maior longevidade, do mundo! Um bom motivo para conhecê-la!

Essa é a variedade mais importante na região húngara de Tokaj, onde são produzidos os vinhos Tokaji. Para ler mais sobre esses vinhos, clique aqui.

A origem desta uva não é tão clara, talvez Itália ou Sérvia. Mas ela acaba sendo considerada nativa da Hungria, onde deve ter chegado, por volta do século 13.

Além da Hungria, Furmint é também cultivada principalmente na Áustria, República Tcheca, Eslováquia e em outros países da Europa Central e Oriental. Mas sua reputação é tamanha que ela já ganhou espaço, pouco, até na África do Sul.

O nome Furmint deriva do francês froment, que significa trigo. O motivo? Sua cor, dourada.

Essas videiras brotam cedo e amadurecem tarde, o que explica a complexidade de aromas e sabores de seus vinhos.

A pele da uva, inicialmente grossa, vai ficando fina e transparente, até o final da maturação. Um tipo de segunda pele é criado, durante o processo, impedindo que o bago se rompa.

Isso permite que o Sol penetre na uva, evaporando seus líquidos, e concentrando seus compostos. A maturação tardia e a pele fina desta uva combinam as condições favoráveis para o desenvolvimento de açúcares e sabores.

Além disso, uvas deixadas na videira tempo suficiente, desenvolvem a famosa podridão nobre.

Furmint pode ser utilizada na elaboração tanto de vinhos secos, como de vinhos doces, sempre ricos em álcool e acidez.

Os estilos secos de vinhos à base de Furmint, inclusive, têm sido cada vez mais vistos, com aromas de casca de limão, peras, maçãs e laranjas. Na medida em que envelhecem, esses vinhos adquirem, também, sabores picantes e de nozes. São excelentes combinações para risotos ou bolos de frutas secas e cristalizadas.

Já em suas versões doces, esses vinhos nos remetem a damasco, mel e marzipan, com notas de especiarias e açúcar mascavo. E ficam ainda mais interessantes quando combinados com queijos azuis, ou com foie gras.

Furmint é assim. Incomum, para não dizer rara. E extremamente convidativa. Aceite esse convite...




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.