Catarratto

O nome é esquisito, mas a cepa é interessante. Conheça Catarratto.

Essa é a variedade mais plantada em toda a Sicília, cobrindo cerca de 60% das vinhas da ilha. E costuma ser citada como a segunda uva mais plantada em toda a Itália, ficando atrás apenas da tinta Sangiovese.

O bago dessa uva é verde ou amarelo pálido, sua pele é espessa, e a polpa, suculenta.

A Catarratto pode ser dividida em subvariedades, sendo as principais a Catarratto Bianco Comune e Catarratto Bianco Lucido. Antigamente consideradas duas uvas distintas, hoje sabe-se que são geneticamente idênticas, pertencendo à mesma casta. Existe uma discussão sobre uma ser melhor que a outra, mas a diferença entre as subvariedades é, de fato, sutil.

Quando não está em vinhos varietais, o que nem é o mais comum, as parcerias mais frequentes da Catarratto são Carricante, Inzolia, Grillo e Chardonnay.

Por natureza, é uma casta de alto rendimento, baixo custo no vinhedo, e que tende a produzir vinhos neutros e de baixa acidez. Por isso, acaba sendo vista apenas como um componente de corte, em muitas vezes, e também como uma uva para vinhos a granel. Porém, o cultivo e a vinificação cuidadosos, quando realizados por produtores dedicados, têm outro resultado: vinhos interessantes, com boa acidez e textura surpreendente.

Falando em surpreender, os vinhos sicilianos fortificados, denominados Marsala, são uma boa sugestão para apreciar a uva Catarratto. Se quiser ler mais sobre esses vinhos, clique aqui.

Os aromas mais associados à Catarratto são os cítricos, com destaque para limão. Também encontramos associações a flores brancas, maçã e amêndoa, e até a toranjas e damascos.

A harmonização tradicional, na Europa, para vinhos produzidos com a Catarratto, é salada de atum com alcaparras. Mas outra excelente ideia é combinar Catarratto com frango cozido ao estilo asiático, ou até mesmo com fatias de sashimi.

Uma curiosidade: pesquisas genéticas realizadas em 2008 apontaram para o parentesco entre a siciliana Catarratto, e a uva Garganega, da região do Vêneto, no nordeste italiano.

Outra curiosidade: uvas nativas de determinado país, como a italiana Catarratto, são chamadas também de uvas autóctones. Para ler mais sobre esse assunto, clique aqui.

E saúde!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.