Colorino

Uma uva cheia de cores e taninos. Nativa da região da Toscana, na Itália. Muito prazer, Colorino!

Também conhecida como Abrostine, Colore ou Raverusto, apesar de nenhum desses nomes ser, pelo menos por enquanto, oficialmente reconhecido e catalogado pela OIV, Organização Internacional da Vinho e do Vinho.

A Colorino é uma cepa de pequenos bagos de pele grossa, profundamente pigmentados. Essa característica fez com que os produtores da Toscana a escolhessem, para adicionar cor aos vinhos da região produzidos com a Sangiovese, como o Chianti. Muito comum encontrá-la, representando algo entre 5 e 10% desse corte.

Isso significa que, mesmo sem nunca ter ouvido falar nessa uva, é bem provável que muitos apreciadores de vinho já tenham, sim, a degustado.

No final da década de 1980, e durante a década de 1990, a Colorino foi uma uva muito popular nos vinhedos da Toscana. Atualmente, é fato, perdeu boa parte de sua popularidade. Por quê? Porque novas técnicas de cultivo e de vinificação melhoraram tanto a qualidade da Sangiovese, que alguns produtores locais passaram a dispensar a adição da Colorino. E também porque ela perdeu espaço nos vinhedos para variedades internacionais, como Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah.

Mesmo assim, ainda a encontramos, não só nos vinhos da denominação Chianti, mas também em varietais da Indicação Geográfica da Toscana. Fora da região da Toscana, também encontramos vinhedos da Colorino principalmente na Umbria, na região central da Itália.

Uma boa notícia é que sua utilização em vinhos varietais parece, inclusive, crescente nos últimos anos.

A cor do vinho produzido com a Colorino é rubi púrpura, muito profunda. Seus taninos costumam ser bem estruturados. Seus aromas são considerados mais discretos, mas os mais destacados são cereja, ameixa, mirtilo, alcaçuz, fumo e carvão.

Uma sugestão para harmonizar Colorino? Uma carne macia como vitela, com creme de espinafre. Essa é uma combinação tipicamente europeia, para esse vinho. Acompanhe com um arroz branco, e divirta-se! Apetitoso? Sem dúvida!

Para finalizar, se quiser ler mais sobre os vinhos de Chianti, clique aqui.

 




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.