Espadeiro

Essa é uma cepa tinta, nativa de Portugal. Mas ela atravessou a fronteira, e também pode ser encontrada na Espanha. Venha conosco conhecê-la...

Espadeiro é considerada uma uva de grande qualidade, e é cultivada principalmente na região do Minho.

A Espadeiro é utilizada na produção de vinhos tintos e mais ainda de rosés, e é muito encontrada nos vinhos portugueses da denominação Vinhos Verdes. Na Espanha, por sua vez, ela é utilizada nos vinhos da denominação Rías Baixas, da Galiza. Para conhecer mais esses vinhos, clique aqui. Ou, para ler sobre Vinhos Verdes, clique aqui.

Essa uva aparece tanto em varietais como em vinhos de corte. Principalmente nos rosés Vinhos Verdes, mas quase em todos os casos, a Espadeiro é responsável por vinhos leves, consumidos preferencialmente jovens, e muito refrescantes ao paladar.

É uma variedade de poucos açúcares e de grande rendimento na vinha.

A cor deste vinho costuma ser de tonalidade rubi, podendo ser bem claro ou um pouco mais escuro. Também pode se apresentar puxando para o salmão.

A acidez da Espadeiro é moderada e marcante, e seus vinhos são secos. Os aromas mais associados à uva Espadeiro são os frutados e cítricos, como toranja, aquela laranja avermelhada, e morango.

Para potencializar a experiência de degustar um vinho produzido com Espadeiro, experimente combiná-lo com frango cozido à moda tailandesa. Outra ideia interessante e surpreendente, é harmonizar Espadeiro com moqueca de peixe.

Mas lembre-se de servir esse vinho levemente gelado, que é como ele melhor se apresenta.

É possível encontrar diversos sinônimos para a Espadeiro, mas a maioria deles aplicados de maneira geograficamente muito específica, e não reconhecidos, oficialmente, por órgãos como a OIV, Organização Internacional da Vinha e do Vinho.

Também é possível encontrar o nome Padeiro como uma variação de Espadeiro. Mas alguns estudos genéticos evidenciam que essas uvas não são iguais.

Por fim, vale perceber que o nome Espadeiro também é utilizado para se referir à uva Trincadeira, o que pode gerar ainda mais confusão. Isso acontece mais ao redor de Lisboa, e ao sul de Portugal. Mas Espadeiro e Trincadeira não são sinôminos, não. São uvas totalmente diferentes. Se quiser ler sobre a Trincadeira, clique aqui.

E saúde!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.