Ancellotta

Uma uva nativa da Itália, mais especificamente proveniente da província Reggio nell'Emilia, na região de Emilia-Romagna.

Mas é um erro acreditar que a cepa ficou confinada às fronteiras do seu berço de nascimento. Essa é uma uva que ganhou espaço nos vinhedos de outras regiões do norte da Itália, do sul da Suíça, da Espanha, da Argentina, e até mesmo do Brasil.

Um sinônimo reconhecido oficialmente pela OIV para a Ancellotta, é Lancellotta, o que nos remete, inclusive, para a sua história. A família Lancellotti, no século 14, teria sido a primeira a cultivar essa uva.

Na Itália, é uma uva utilizada, principalmente, na composição de alguns vinhos frisantes da denominação Lambrusco, e também no corte dos vinhos denominados Colli di Faenza. Se quiser ler sobre a diferença entre vinhos frisantes e espumantes, clique aqui.

A ancellotta é uma cepa bastante suscetível às doenças do campo e também às geadas, o que exige cuidado extra por parte do viticultor. Por outro lado, apresenta boa resistência ao vento e à chuva.

O cacho da Ancellotta é de tamanho médio, em formato de pirâmide. Os bagos são pequenos, preto azulados.

Com grande concentração de antocianinas, a Ancellotta é capaz de produzir vinhos muito pigmentados, sendo uma variedade útil na adição de profundidade de cor, a outras cepas dentro de um corte. Se quiser ler a diferença entre vinhos varietais e de corte, clique aqui.

Outras características do vinho elaborado com a Ancellotta são o caráter frutado, a acidez boa mas moderada, e os taninos maduros.

E como harmonizar um vinho produzido com a Ancellotta? Se estivermos falando em um Lambrusco tinto, combine-o com presunto defumado, de entrada. Se for um vinho tranquilo, escolha um prato principal à base de carne de porco, cordeiro ou carneiro.

E conheça mais essa uva, parte da incrível amplitude com a qual o mundo vitivinícola nos presenteia.

Saúde! 




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.