Brachetto

Uva tinta do noroeste italiano. Responsável por borbulhas interessantíssimas. Vamos adiante!

A origem da uva já foi motivo de dúvida. O consenso aceita, atualmente, que a cepa tenha origem nas colinas ao redor de Asti, mais precisamente, nas colinas de Monferrato.

Historicamente, contudo, ampelógrafos já identificaram a uva como sendo originária da cidade de Nice, na região francesa da Provença. Na realidade, trata-se de uma confusão, ainda não totalmente desfeita, entre a italiana Brachetto e a francesa Braquet, ou Brachet.

Voltemos à Brachetto. Que aliás, pronuncia-se “Braqueto”.

Foi na Itália, certamente, que ela se encontrou, e o mundo a encontrou. Principalmente nos vinhos da denominação Brachetto d’Acqui.

Uma característica marcante dos vinhedos de Brachetto é o aroma de rosas que paira no ar.

Uma característica marcante nos vinhos de Brachetto é o aroma de morangos que sai da taça.

Voltemos à uva. É uma variedade de baixos rendimentos na vinha. Seus cachos são generosos, com muitos bagos, que têm pele fina, são firmes e de cor vermelha escura. Possuem alto teor de açúcar, e componentes extremamente aromáticos. Os aromas mais associados, além de morango e floral, são framboesa, cereja, alcatrão e cravo.

A Brachetto raramente é vista em vinhos de corte, com outras uvas. Em geral, está sozinha em vinhos varietais espumantes leves e adocicados, que devem ser bebidos enquanto jovens.

Se achou diferente falarmos em espumantes tintos, leia mais sobre esse estilo de vinho, clicando aqui.

Para experimentar um vinho elaborado com a uva Brachetto, uma sugestão de harmonização muito italiana: sabe aquele creme de chocolate com avelãs, que desperta paixões? Pois é, ele é um excelente par para esse vinho. Em uma torta, ou até mesmo às colheradas. Outra sugestão? Frutas frescas, como cerejas ou morangos.

Percebeu um toque de romantismo nessas harmonizações? Não é à toa que Brachetto leva a fama de produzir o vinho dos amantes!

Acredite ou não, dizem que tanto Júlio César como Marco Antônio teriam presenteado Cleópatra com vinhos produzidos com Brachetto. Vai saber, não estávamos lá para compartilhar o vinho com eles, não é mesmo? Aliás, se quiser encerrar lendo mais a respeito da ligação da rainha do Egito com o vinho, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.