Corvinone

Antes de falar dessa uva, um esclarecimento: Corvinone ou Corvina? São iguais ou diferentes?

Corvinone e Corvina foram, por muito tempo, confundidas. Corvinone era tida como um clone da Corvina. Mas desde os anos 1980 ampelógrafos se dedicaram a entendar entender esse assunto, e um estudo do DNA das uvas, realizado em 2002, acabou por comprovar serem variedades distintas. É como se fossem parentes, mas não irmãs gêmeas.

O nome delas tem a mesma origem, o mesmo significado. Tanto Corvinone como Corvina vêm da palavra Corvino, em italiano, que significa corvo. Remetem à cor de seus cachos, “escuros como as penas de um corvo”.

E, se o nome Corvinone parece mais “grosseiro” que Corvina, a conclusão pode ser equivocada. Corvinone é uma uva refinada e de bastante qualidade.

O cacho da Corvinone é piramidal e grande, maior e menos compacto que o da Corvina. Além disso, Corvinone demora mais a amadurecer que a Corvina. E o vinho produzido com a Corvinone costuma ser menos alcoólico e ter uma acidez mais marcante, do que aqueles elaborados com Corvina.

Bom, se quiser saber mais sobre a Corvina, clique aqui. O assunto do artigo é a Corvinone...

Essa variedade é típica da região do Vêneto, norte da Itália. E é uma cepa que se desenvolve muito bem em colinas e montanhas. Regiões muito planas comprometem seu amadurecimento.

Seus bagos são grandes e ovais, de cor preta azulada, com aparência empoeirada. É uma variedade relativamente sensível às pragas mais comuns dos vinhedos, mas que responde bem ao processo de secar ainda na videira.

Os vinhos produzidos com a Corvinone têm cor rubi. Os aromas mais associados a esse vinho são cereja, especiarias e baunilha. No palato, apresentam boa persistência, além de bom corpo e taninos marcantes.

Mas essa não é uma uva que costuma ser vista em varietais, e, sim, em cortes típicos da região do Vêneto, como em alguns dos vinhos das denominações Valpolicella e Bardolino.

Uma boa harmonização de vinhos elaborados com a presença da Corvinone? Pense na companhia desse vinho com carne bovina assada. Não vai se arrepender.

Aliás, uma coisa difícil de acontecer, nessas situações, é arrependimento...




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.