Glera

Você acha que não conhece essa uva. Mas você está enganado...

A Glera é a principal cepa utilizada na produção do elegante espumante italiano Prosecco. As regras do consórcio regulamentador dessa denominação estabelecem um percentual mínimo de 85% de Glera para esses vinhos. Os 15% restantes podem ser compostos, em corte, principalmente pelas uvas Verdiso, Perera e Bianchetta.

Mas por que o nome Glera é tão desconhecido? Porque o nome original dessa uva era também Prosecco. Mas, a fim de diminuir as inevitáveis confusões entre o nome da uva e da denominação de origem, regulamentada para ser utilizada somente mediante estritas regras, o sinônimo Glera foi adotado oficialmente como nome da cepa.

Com essa decisão, oficializada em um decreto e ratificada pela União Europeia, o nome Prosecco ficou protegido e não pode ser utilizado para vinhos espumantes produzidos fora da zona da denominação de origem, mesmo que utilizem a mesma uva: a Glera.

E como é essa uva?

Seus bagos são amarelos, com reflexos dourados. Formam cachos grandes e alongados, que se destacam entre folhas de cor verde muito brilhante.

É uma variedade muito vigorosa, que brota cedo e amadurece tarde. Não é muito resistente a períodos de seca, e suas folhas são sensíveis ao excesso de calor.

De rendimentos elevados, ela pode suportar a alta produtividade sem perder qualidade, com elevada capacidade de acumular açúcares e compostos aromáticos. Sua alta acidez a faz perfeita para a elaboração de espumantes.

Uma curiosidade: a Glera também é utilizada, numa proporção muito menor, para a produção de vinhos tranquilos, ou seja, não espumantes. Mas certamente é com suas borbulhas que ela vem conquistando o mundo.

Pêssego é o aroma mais associado à Glera, caracterizando seu potencial de refrescância.

É um vinho perfeito para entradas e coquetéis. Excelente para acompanhar peixe na manteiga, ou salmão defumado. Deve ser servido gelado, entre 6 e 8°C.

Apesar da Glera ser uma uva cultivada em várias regiões da Itália, na Austrália e até na Eslovênia, é no Vêneto, em Conegliano Valdobbiadene, que ela se expressa mais e melhor, produzindo os famosos Prosecco. Então, se quiser ler mais sobre esses vinhos, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.