Albana

Dentre tantas variedades brancas, mais uma muito interessante: Albana!

A pesquisa pela origem desse nome nos leva a algumas possibilidades. O nome teria vindo do latim “Albus”, que quer dizer “Branco”, por tratar-se de um dos melhores vinhos brancos produzidos. Ou então, há quem afirme que o nome é uma referência às Colinas Albanas.

Essa é uma cepa encontrada, principalmente, na região vinícola italiana de Emilia-Romagna, em volta da Bolonha, onde tem sido cultivada há muito tempo.

A história registra documentos relacionados à agricultura, do século 13, que já mencionam a uva Albana. Mas algumas lendas a respeito dessa uva são ainda mais antigas. Muito mais.

Conta-se que no ano 435, a filha do imperador Teodósio II foi presenteada com um jarro contendo vinho doce produzido em Romagna com a uva Albana. Encantada com a qualidade da bebida, a princesa teria dito que esse vinho não devia ser bebido em jarro de argila, mas, sim, merecia ser tomado em taça de ouro!

Como é a Albana? É uma uva de bagos com tamanho médio, com casca verde amarelada ou dourada, tendendo ao âmbar. Os cachos não costumam ser muito compactos, mas são bastante alongados.

E o vinho? Essa uva é tão versátil, que são muitos os estilos de vinho que ela é capaz de produzir. Espumante ou tranquilo, secco, amabile, dolce e passito.

Mas de modo geral, podemos dizer que o vinho elaborado com Albana é levemente encorpado, e apresenta alto teor de acidez. Pode ser leve e refrescante nas versões secas, sendo um bom acompanhante para pimentões recheados,  e pode apresentar notas de damasco, marmelo, abacaxi e mel quando em versões doces, fazendo excelente parceria com torta de maçãs.

A denominação de origem mais conhecida (e reconhecida por sua qualidade) a utilizar essa uva na produção de seus vinhos é a Albana di Romagna, a primeira DOCG italiana de vinhos brancos. Alguns críticos dessa uva consideram que a oficialização dessa denominação, que deu-se em 1987, foi uma questão de interesses políticos, e não reconhecem nesse vinho, tanto valor assim.

Para tirar essa dúvida, somente experimentando, e formando sua própria opinião. O que não parece ser má ideia...

E, se quiser ler mais sobre vinhos italianos, clique aqui.

 




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.