Grillo

Nome engraçado para uma uva. Traduzindo do italiano, pode significar grilo mesmo – o inseto, mas pode significar, também, em sentido figurativo, capricho. Será essa uva um capricho da natureza? Pode apostar que sim.

Estudos de DNA mostraram que a Grillo é um cruzamento natural entre Catarrato Bianco e Muscat de Alexandria.

E qual a história da Grillo? Algumas evidências sugerem que essa uva seja muito antiga, já utilizada na época da Roma Antiga para elaborar um vinho siciliano chamado Mamertino, que era o preferido, inclusive, do poderoso Júlio César.

Outra versão dos fatos conta que a uva Grillo seria nativa da Puglia, e teria chegado na Sicília apenas no século 19. O fato é que a Grillo é uma cepa perfeitamente adequada ao clima siciliano, quente e seco.

A cepa Grillo desempenha um importante papel em muitos vinhos da Sicília, principalmente no mais famoso deles, o fortificado Marsala, cuja popularidade infelizmente não anda tão forte assim. Para saber mais sobre Marsala, clique aqui.

Se, por um lado, a Grillo perdeu espaço nos vinhedos sicilianos durante o século 20, quando os altos rendimentos da Catarratto seduziram os produtores, agora o movimento em busca de maior qualidade tem sinalizado um resgate do interesse pelo cultivo da Grillo.

Trata-se de uma uva com altos níveis de açúcar, com capacidade de naturalmente produzir vinhos de alto teor alcoólico, chegando até 18°.

Mas não existe um estilo específico de vinho produzido com a Grillo. Ela é tão versátil que é capaz de enfrentar os mais diferentes desafios na vinificação.

Pode perfeitamente bem produzir vinhos leves e fáceis de beber, com resultados semelhantes, por exemplo, à Pinot Grigio. É capaz de demonstrar toda a sua graça em versões fortificadas, como o Marsala. Ou pode simplesmente encantar em vinhos de colheita tardia, que apresentam uma cor dourada que evolui para âmbar, com o passar do tempo.

Os vinhos elaborados com Grillo apresentam aromas de frutas cítricas, maçãs, peras e amêndoas.

Experimente um varietal produzido com Grillo. Experimente um corte de Grillo com Catarratto ou Inzolia. Experimente um Grillo leve e fresco. Experimente um colheita tardia complexo. Experimente um Marsala. Assim, você estará conhecendo esse camaleão chamado Grillo!

Que tal? 




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.