Welschriesling

Você acha que não conhece essa uva, né? Continue a leitura, que talvez ela lhe seja mais familiar do que parece...

Uva de nome estranho, à primeira vista, impronunciável, mas não é. Pense em duas palavras: Welsch + Riesling. Ficou mais fácil, certamente! E o que quer dizer esse nome? Welsh, em alemão, significa estrangeiro, e era a palavra usada no passado, para os alemães referirem-se aos povos romanos. Riesling, por sua vez, é o nome da uva emblemática da Alemanha!

Pois bem. Welschriesling, essa “outra Riesling”, considerada “estrangeira” pelos alemães, é a Riesling Itálico, cultivada em toda a Europa Central e Oriental, amplamente cultivada em Friuli (Itália), na Eslovênia, Hungria, Romênia, Albânia. Cultivada até na China. E cultivada também, inclusive, aqui no Brasil.

Outros nomes pelos quais a Welschriesling é conhecida, além de Riesling Itálico? Grasevina, Olasz rizling, Laski Rizling, Talijanski rizling, Grasica...

E de onde ela vem? Muitos especialistas acreditam que a origem dessa variedade seja a Croácia, onde ela é uma das mais plantadas, e é chamada de Grasevina.

A Welschriesling é uma cepa fácil de lidar, considerada confiável por quem a cultiva. Produtiva e fácil de crescer, precisa de controle de rendimento para alcançar todo o seu potencial.

Os cachos da Welschriesling são de comprimento médio e formato cônico. Os bagos são bem redondos e têm pele fina, de cor verde amarelada.

A Welschriesling demora a amadurecer, aprecia climas quentes e úmidos, e apresenta uvas com alta acidez e delicadamente aromáticas. Os aromas frequentemente associados à Welschriesling? Frutas cítricas, principalmente limão, mas também frutas semi-ácidas como maçã verde.

Pode ser vinificada em estilo seco, com vinhos leves e ligeiramente florais, pode produzir vinhos espumantes surpreendentes, ou produzir também excelentes vinhos de sobremesa de colheita tardia.

Alguns dos mais bem conceituados e ricos Welschriesling são os elaborados na Áustria, com uvas de bagos secos, frequentemente afetadas pela podridão nobre. A Croácia também apresenta resultados exuberantes a partir dessa uva, com vinhos encorpados, de acidez fresca e mineralidade marcante.

Para harmonizar um vinho produzido com Welschriesling, em sua versão seca, uma boa sugestão são frutos do mar. Agora, se for para combinar um vinho de sobremesa elaborado com essa cepa, escolha sorvete de limão, ou ainda, torta de limão.

Para encerrar: apesar do nome, ironicamente, a Welschriesling não tem nenhuma relação genética ou ampelográfica com a Riesling, e seus vinhos também não são parecidos. Então, se agora quiser ler sobre a Riesling, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.