Petit Manseng

Essa é uma das principais uvas brancas do sudoeste da França, também encontrada na Espanha, Austrália e Estados Unidos. Muito prazer!

Apesar de brotar cedo, a Petit Manseng exige muito tempo para atingir a maturação completa, e  essa demora faz com que a concentração de açúcares da uva seja privilegiada, com a evaporação do líquido dentro dos bagos. Esse processo é conhecido como passerillage, que é quando as uvas secam na videira, e é um dos métodos pelos quais se produz vinhos doces.

Na verdade, uma das características marcantes da Petit Manseng é a sua grande capacidade de concentração de açúcar, mantendo, ao mesmo tempo, acidez extremamente elevada. Ideal, portanto, para a produção de vinhos de sobremesa!

Trata-se de uma variedade de cachos pequenos e frouxos, com bagos também pequenos, e de pele grossa. Essas características garantem o perfeito amadurecimento da uva, e a possibilidade da colheita tardia, sem podridão e sem uvas botritizadas. Para entender os diferentes métodos para a obtenção de vinhos doces, clique aqui.

Os aromas mais associados à Petit Manseng são pêssego, damasco, nêspera (ou ameixa amarela), frutas cítricas e canela, além de manga, maracujá e abacaxi. De fato, trata-se de uma variedade bastante aromática.

Um vinho seco elaborado com Petit Manseng, em seu corte, harmoniza muito bem com camarões à moda baiana, temperados com coentro e leite de coco.

Agora, um rico vinho de sobremesa produzido com Petit Manseng é a combinação perfeita para acompanhar torta de damasco ou, então, banana flambada! Além disso, é também perfeito com queijo de leite de ovelha e com queijos azuis.

Curiosidade: a principal parceria da Petit Manseng, em cortes, é com a Gros Manseng. E, apesar da semelhança entre elas,  Petit Manseng e Gros Manseng produzem vinhos muito diferentes.

Outra curiosidade: a denominação de origem mais famosa a utilizar Petit Manseng em seus vinhos é a francesa Jurançon. Henri IV, que viria a ser rei da França fundando a dinastia Bourbon, foi batizado com esse vinho nos lábios, ao nascer, em 1553. Se quiser encerrar lendo mais sobre Jurançon, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.