Siegerrebe

A Siegerrebe é uma variedade que nasceu em 1929 na Alemanha, a partir do cruzamento entre a Gewürztraminer e a Madeleine Angevine, e que foi muito utilizada em cortes com a Riesling.

Há uma controvérsia se o cruzamento deu-se de maneira planejada, ou se aconteceu por meio de polinização espontânea. Mas isso, na verdade, acaba sendo irrelevante.

A Siegerrebe é uma variedade moderadamente vigorosa, de cachos redondos e medianamente compactos, e que amadurece muito cedo.

Com bagos de tamanho médio e de cor rosada, a Siegerrebe é normalmente vinificada para a produção de vinhos brancos. Além disso, é também indicada para a produção de sucos, e para o consumo da fruta in natura.

É uma variedade bastante suscetível a um fenômeno chamado em francês de “coulure”, que provoca a queda de flores e de bagos, diminuindo muito o rendimento da vinha.

Nas últimas décadas, o cultivo da Siegerrebe na Alemanha diminuiu bastante, e atualmente ela encontra-se mais presente em países como o Canadá, o Reino Unido e os Estados Unidos (fora da Califórnia, já que é uma videira adequada para climas mais frios).

Apesar de ser uma cepa de baixa acidez, seu vinho costuma ser fresco e vivo.

Além disso, uma característica marcante da Siegerrebe é a força do seu aroma. Mas, sendo uma uva bastante aromática e doce, a Siegerrebe atrai muitas vespas, abelhas e pássaros, todos interessados em saboreá-la. Tudo tem o seu preço...

Os aromas associados a Siegerrebe normalmente lembram a Moscatel, também extremamente aromática. Mas, no paladar, o vinho produzido à base de Siegerrebe aproxima-se mais de um Gewürztraminer.

A harmonização de um vinho elaborado com Siegerrebe pode ser muito feliz se feita com pratos à base de curry, ou então, com um apetitoso tender assado.

Uma curiosidade: o nome Siegerrebe significa “videira campeã”, ou “videira da vitória”. Trata-se de uma referência ao potencial dessa variedade de produzir mosto denso e pesado.

É um prazer conhecê-la, Siegerrebe!

Para conhecer mais sobre outras cepas, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.