Zweigelt

Um nome difícil de pronunciar, sem dúvida. Mas não é impossível. Diga ZZZ-vái-gueut.

Essa é a uva tinta mais plantada na Áustria, um país mais conhecido pelas uvas e vinhos brancos, do que tintos.

Além dos cerca de 8.000 hectares na Áustria, Zweigelt também é cultivada em países como República Tcheca, Alemanha, Hungria e Eslováquia, além de Canadá, Japão e Inglaterra.

A Zweigelt nasceu em 1922, a partir do cruzamento das uvas Saint-Laurent e Blaufränkisch, realizado por um cientista austríaco chamado Friedrich Zweigelt, combinando a maciez e a elegância da Saint-Laurent, com a acidez e a picância da Blaufränkisch (chamada de Lemberger na Alemanha).

Essa uva inicialmente foi batizada como Rotburger, em homenagem à terra natal de seu criador, mas ela foi posteriormente renomeada para Zweigelt, devido à enorme confusão com uma uva totalmente diferente, a Rotberger.

De amadurecimento rápido, altos rendimentos e muita resistência a doenças, a Zweigelt é uma variedade bastante interessante para os viticultores. E bastante interessante, também, para os enófilos, que podem apreciar os leves taninos de seus vinhos, considerados fáceis de beber.

Trata-se de uma variedade bastante utilizada na produção de vinhos varietais, mas também é comum encontrá-la em vinhos de corte austríacos, ao lado da Cabernet Sauvignon e da Merlot, em uma espécie de releitura do corte bordalês feita pela Áustria. Ou então, também é vista cortada com Blaufränkisch, em um vinho tipicamente austríaco.

Os picantes e macios vinhos produzidos com a Zweigelt podem ser tintos ou rosés, secos ou doces, elaborados a partir de uvas secas ou também congeladas, no estilo icewine. Para ler sobre vinhos de gelo, clique aqui.

Os aromas que costumam ser mais frequentemente associados ao vinho elaborado com a Zweigelt são cereja, framboesa e cassis, com notas florais de violetas e com notas de canela.

Para harmonizar um vinho tinto produzido a partir da Zweigelt, que tal um prato de salsichas alemãs? É uma combinação para lá de perfeita, acredite! Outra boa ideia para acompanhar esse vinho é a delicada carne de cordeiro, e carnes grelhadas, em geral.

Para encerrar: Muito prazer, Zweigelt!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.