Ruby Cabernet

Sim, ela tem um parentesco com a Cabernet. Sim, ela é bem bacana de se conhecer. Então, está esperando o quê? Continue e leitura!

A Ruby Cabernet é uma cepa da espécie Vitis vinífera, criada em laboratório na Universidade da Califórnia, pelo Dr. Harold Olmo (1909-2006), um professor de viticultura que desenvolveu mais de 30 novas variedades, ao longo dos seus 50 anos de carreira. Suas cepas ficaram conhecidas como “uvas de Olmo”. A Ruby Cabernet foi oficialmente lançada em 1948.

Os “pais” da Ruby Cabernet são as uvas Carignan, e, como sugere seu nome, a Cabernet Sauvignon!

O objetivo desse cruzamento é claro: obter um vinho com sabor próximo ao da Cabernet, mas com videiras mais tolerantes a climas mais quentes, um vinho com a finesse de um Cabernet, mas com videiras mais rentáveis.

Ela é cultivada, principalmente, nos Estados Unidos, na Austrália, e na África do Sul, e também na Argentina e no Chile.

Os bagos da Ruby Cabernet são de tamanho médio, de formato redondo mas levemente ovalados, de cor roxa escura, e com um sabor típico de Cabernet Sauvignon. Eles se juntam em cachos não muito apertados, de tamanho relativamente grande, de formato cônico e longo.

Trata-se de uma variedade muito produtiva, que deve ser controlada para que não haja perda de cor, nem atraso na colheita, prevista para acontecer, no hemisfério Norte, entre meados de setembro e meados de outubro. É uma variedade que, na prática, mostrou-se exigente, precisando da dedicação e do trabalho duro de quem a cultiva.

Com rendimentos controlados, a Ruby Cabernet é capaz de produzir vinhos de elevada qualidade e boa performance de cor. Os aromas mais associados ao vinho produzido a partir da Ruby Cabernet são frutas vermelhas em geral, especialmente cerejas. Só para não perder a oportunidade de uma comparação, os vinhos elaborados com Cabernet Sauvignon trazem aromas mais associáveis a frutas pretas, e não vermelhas.

Apesar de ser mais comum em cortes, vale a pena buscar um varietal de Ruby Cabernet, para conhecer a graça dessa uva. É como um Cabernet Sauvingon menos encorpado, menos alcoólico, mais gentil e mais fácil de beber, ainda que continue mantendo taninos bem marcados.

Harmonizações sugeridas para se conhecer um vinho elaborado com a Ruby Cabernet? Massa à bolonhesa, molho cuja receita você pode aprender clicando aqui. Mas esse também é um excelente vinho para acompanhar chilli com carne e costelinhas de porco grelhadas!

Prazer em conhecê-la, Ruby Cabernet!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.