Avesso

Uma casta considerada de alta qualidade, e relativamente nova, tendo nascido do cruzamento natural, entre quais variedades não se sabe, mas provavelmente na sub-região de Baião, região dos Vinhos Verdes.

Sua plantação está concentrada, de fato, nas sub-regiões de Baião, Resende e Cinfães, onde estão os solos mais secos e menos férteis de Vinhos Verdes. Ocupa uma área total de cerca de 790 hectares.

É uma videira vigorosa e medianamente produtiva, que brota, floresce e amadurece precocemente, e é considerada difícil de cultivar e também de vinificar.

Os bagos da Avesso são de tamanho médio a grande, e com espessa pele verde-amarelada. Eles juntam-se em cachos compactos, de tamanho médio ou pequeno.

De todas as 47 castas permitidas na produção de Vinhos Verdes, Avesso está entre as principais, sendo inclusive utilizada na produção de varietais.

Quando usado em corte, o vinho da Avesso encontra seus pares mais frequentes nas uvas Arinto, Loureiro e Trajadura. Alguns especialistas afirmam que a melhor expressão da Avesso dá-se em vinhos de corte, quando ela participa com cerca de 50% do total.

Os vinhos resultantes da Avesso apresentam cor intensa, palha clara, com reflexos esverdeados. São geralmente aromáticos, harmoniosos, e bastante saborosos, principalmente se as uvas tiverem amadurecido tempo suficiente para concentrar os açúcares necessários para alcançar mais de 11° de teor alcoólico.

Uvas menos maduras, e por isso mais ácidas, por sua vez, são aproveitadas (muito bem aproveitadas, por sinal), na elaboração de espumantes.

Os aromas mais comuns nos complexos vinhos produzidos com Avesso são os frutados de laranja e pêssego, com notas de amendoados e também com notas florais. Costuma ser um vinho encorpado e persistente.

Para quem se surpreendeu com o teor alcoólico alto, principalmente para um Vinho Verde, é isso mesmo. Um Vinho Verde varietal de Avesso costuma ser mais alcoólico do que os outros Vinhos Verdes. Talvez por isso ela se chame Avesso. Como diz o ditado, às vezes o avesso é o seu lado certo! Deve ser, mesmo, pois há quem considere a Avesso, na verdade, muito mais interessante que a Alvarinho, a mais comum nos Vinhos Verdes, em função de sua maior longevidade!

Felizmente, seu frescor e estrutura são capazes de lidar com primazia com altas graduações, sem prejuízo ao resultado final do vinho, pelo contrário.

Para degustar um Vinho Verde de Avesso, experimente harmonizá-lo com mariscos.

E, para finalizar, se quiser ler mais sobre Vinho Verde, clique aqui, e também aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.