Friulano

Essa uva precisou mudar de nome, o que já faz sua história ser ainda mais interessante. Mas, interessante, mesmo, são seus vinhos! Conheça Friulano!

Historicamente conhecida como Tocai, ou Tocai Friulano, e atualmente chamada apenas por Friulano, essa é a cepa que mais representa a região de Friuli Venezia Giulia.

Ironicamente, acredita-se que a origem da Friulano não esteja, de verdade, na Itália, e sim, talvez, na França. Alguns estudos já mostravam um parentesco entre essa cepa e a Sauvignon Blanc. Mas, foi a partir da análise do DNA, que ficou evidente serem, a mesma cepa, a Friulano e a Sauvignonasse (hoje praticamente desaparecida, mas muito comum antigamente em Bordeaux). A hipótese, nesse caso, é que essa uva teria sido levada da França à Itália, em meados do século 19, em uma época em que muitas variedades francesas foram introduzidas em vinhas de Friuli.

Mas o que tem a ver a uva Tocai Friulano, com os famosos vinhos húngaros Tokaji ou Tokay (que em ambos os casos se pronuncia “Tocai”)? Aproveitando a pergunta, o que tem a ver a uva Tocai Friulano, com o Tokay d’Alsace (vinho produzido com a Pinot Gris)? Não existe nenhuma relação, a não ser a similaridade do nome! Por isso mesmo, houve a troca de nome!

Mas não foi simples assim. Depois de uma longa disputa, na qual a Hungria pleiteava para si a exclusividade no uso desse nome, a União Europeia tomou uma decisão em 2007 a respeito do assunto, vetando o uso do nome Tocai para a uva cultivada na Itália. Houve ainda um último apelo ao Tribunal Europeu, por parte da Região Autônoma de Friuli Venezia Giulia, mas em 15/11/2008 ficou finalmente estabelecido que 2008 seria a última safra dos vinhos rotulados com a uva Tocai Friulano, na Itália.

Os produtores italianos consideraram outras alternativas para substituir o nome da uva Tocai Friulano, como Sauvignon Vert, ou Sauvignonasse, mas ambos foram considerados franceses demais, para identificar uma uva tão emblemática de Friuli. Assim, a mudança acabou sendo de Tocai Friulano, para Friulano, em um sinal da forte relação dessa variedade com o terroir de Friuli. A uva agora chama-se Friulano. Mesmo nome dado a quem nasce em Friuli.

 E como é essa a uva?

Uma cepa de bago redondo de tamanho médio, de textura carnuda e de pele não muito espessa. Seus cachos têm porte médio, podem ter formato cilíndrico ou piramidal, e são bem compactos.

 E o vinho dela produzido?

Tem uma aparência de cor amarelo-palha ou dourada. Os aromas mais associados são os de origem vegetal de flores do campo, tomilho, camomila, feno..., e os frutados, que costumam remeter a pêssego, pera e amêndoa. Além de ter boa acidez, seu caráter mineral impressiona quem o degusta. E a passagem por barris de madeira dão um maior potencial de envelhecimento.

Como aperitivo, é um vinho perfeito para acompanhar presunto cru. Em refeições, é um companheiro perfeito para crustáceos em geral, e também para sushis e tempurás.

Friulano é, sem dúvida, uma uva, e um vinho, que merecem ser conhecidos pelos amantes dessa bebida. E, se você quiser ler mais sobre a produção de vinhos na Itália, e suas uvas surpreendentes, clique aqui.

Mas não se engane. Apesar de ser uma uva emblemática de Friuli, ela não está restrita somente àquela região, nem mesmo à Itália.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.