O vinho do Natal

A ceia de Natal pede vinho. O almoço do dia 25, também. Mas a questão é: qual vinho servir?

 Espumante, para celebrar!

Época de agradecer, de festejar, e de reunir família e amigos. Nenhuma bebida, no mundo, combina melhor com essa ocasião do que o bom e velho espumante. Há quem sirva somente como aperitivo, há quem escolha essa bebida para a noite toda, há quem espere a meia-noite para abrir a garrafa. Todas essas ideias são excelentes! E, para surpreender seus convidados, que tal um espumante rosé?

 Quando o cardápio é peru!

Para acompanhar essa ave, o ideal são os vinhos com menos taninos. Portanto, brancos ou então tintos elaborados com Pinot Noir, Grenache, ou ainda, uma uva que anda muito na moda, Primitivo. Um italiano elaborado com Primitivo é uma grande ideia para a harmonização com o peru de Natal. 

 Esse ano vamos de bacalhau!

Nesse caso, faça justiça e dê prioridade aos vinhos portugueses. Se prefere mais frescor e leveza, Vinho Verde. Se prefere um branco mais tradicional, a casta portuguesa Antão Vaz é uma boa dica. E, se não abre mão do vinho tinto, a variedade de castas autóctones de Portugal não vai deixar ninguém a ver navios: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Trincadeira...

 Tudo à base de porco!

Lombo, tender, pernil? Se você já ficou com água na boca, saiba que vinhos brancos ficam ótimos, nesse caso. E vinhos tintos, também! Nossa sugestão de brancos é Chardonnay. E, se for de tintos, que tal um Tempranillo, ou ainda, um Merlot?

 Os doces que só o Natal tem...

Rabanada, panetone, torta de nozes e outras frutas secas... Aquelas delícias todas que aparecem no final de ano! Para acompanhá-las, um vinho do Porto, ou um Jerez, encerram a refeição com chave de ouro. Afinal, outro dia desses, só daqui a um ano!

Natal é tudo de bom. Nada como estar entre nossos entes queridos. Nada como uma boa e farta mesa. Nada como um bom vinho. Mas nada disso vale se não houver paz e amor!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.