Chocolate e vinho, vinho e chocolate

De onde será que vem a fama de difícil harmonização entre vinhos e chocolates? Será que ela é verdadeira?

O chocolate, por suas características específicas de composição e textura, reveste o palato e altera o nosso paladar. Segundo especialistas, nossas papilas gustativas levam 2 horas, após o contato com o chocolate, para voltar à condição anterior.

Conhecer esses efeitos ajuda a evitar combinações desagradáveis. Para que tanto o vinho como o chocolate nos deem ainda mais prazer, juntos, do que nos dariam, separados. Mas não existe o vinho certo, para o chocolate certo. Existe, sim, aquela combinação que traz conforto ao seu palato, e prazer ao seu momento. Acima de qualquer dica, acredite sempre no seu gosto pessoal.

O chocolate branco, mais suave e mais untuoso (ou seja, mais gorduroso) harmoniza muito bem com os estilos mais doces do fortificado vinho Jerez. Os Jerez classificados como Pedro Ximénez são os que apresentam maior concentração de açúcar residual por litro. Para ler mais sobre os espanhóis Jerez, clique aqui. Para aqueles apaixonados por borbulhas, esse vinho é o candidato ideal para o italiano Moscato d’Asti.

 

O chocolate ao leite tem um parceiro clássico, entre os fortificados: o vinho do Porto, principalmente o Ruby. Mas para se surpreender, e surpreender seus amigos, sirva um Icewine tinto. Para ler mais sobre Icewine, clique aqui. A acidez dos espumantes também encontra seu espaço junto a esse chocolate. E, se quiser optar por vinhos tintos tradicionais, dê preferência aos produzidos a partir das cepas Pinot Noir, Merlot e Pinotage.

 

O chocolate amargo, com maior teor de cacau, também gosta de vinho do Porto, mas prefere os estilos Tawny ou Vintage, pois ele pede vinhos mais complexos. Outro fortificado que combina perfeitamente é o francês Banyuls, sobre o qual você pode ler mais, clicando aqui. E considere, também, nessa harmonização, os vinhos de colheita tardia, ou aqueles produzidos com uvas que passam por processos de secagem.  

 

Para encerrar, adoramos curiosidades:

 Você sabia que, assim como o vinho, o chocolate também pode ser produzido sob o conceito de terroir? Essa é uma tendência do mercado gourmet. São os chocolates que carregam nuances da sua terra natal, onde o cacau foi cultivado seguindo rígidas normas no cultivo e na colheita. São os chocolates de origem. Preste atenção e você vai encontrar chocolates muito especiais.

 Alguns dos melhores produtores de chocolate do mundo estão na Bélgica, França, ou Suíça. Mas eles dão preferência ao cacau cultivado em clima tropical, com bastante sol e calor. E algumas das regiões produtoras de cacau mais notórias estão no continente africano.

Quer dicas de chocolate de origem? Procure pelo disputado cacau produzido na Ilha de São Tomé, costa ocidental da África. Ou então, prestigie o raro cacau da Tanzânia, que fica do lado oriental do continente. No Brasil, Linhares, no Espírito Santo, é uma denominação de origem oficial para a produção de cacau, desde 2012.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.