Acabou em pizza? Harmonize com vinho!

Definitivamente, a pizza faz parte do nosso cardápio. Não é à toa que temos, no calendário, até um dia dedicado a ela: dia 10 de julho, o Dia da Pizza!

Uma boa sugestão de harmonização, como sempre, é não abrir mão do vinho que você está com vontade! Se for Shiraz, Shiraz com pizza! Malbec? Vá de Malbec, então! Carmenère? Pronto, está decidido!

Mas, se quiser saber quais são nossas dicas de harmonização, escolha sua cobertura favorita:

Mozzarella: para a mais tradicional de todas as pizzas, Pinot Grigio, um italiano que anda bem na moda. Se você preferir, Sauvignon Blanc também é uma excelente ideia. Se não abre mão de um tinto, Pinot Noir é a nossa sugestão.

Pausa. Se você estranhou a escolha dos vinhos brancos, com a pizza de mozzarella, vale a pena ler um artigo específico sobre a harmonização de vinhos e queijos. Para ler, clique aqui.

Voltando às pizzas...

Marguerita: a combinação de mozzarella, tomate e manjericão vai ganhar ainda mais sabor quando harmonizada com um vinho Montepulciano D’Abruzzo.

Quatro queijos: essa robusta pizza merece, também, um vinho robusto. Por que não, então, um Cabernet Sauvignon, ou quem sabe um italiano elaborado com a uva Nebbiolo, como os de Barolo e Barbaresco?

Calabresa, ou Toscana: nesse caso, vá de italianos tintos como Chianti, produzido com a uva Sangiovese, ou Valpolicella, das uvas Corvina, Molinara e Rondinella.

Atum: esse sabor é ideal para a leveza de um vinho italiano Bardolino, tinto ou rosé, ou então para um rosé americano típico da Califórnia, produzido com Zinfandel, apelidado de White Zinfandel.

Aliche: sabores fortes como anchovas destacam-se quando harmonizados com tintos à base de Merlot, ou com vinhos rosés mais encorpados e secos, como os franceses do Rhône ou espanhóis de Rioja.

Shitake ou shimeji: tintos elegantes à base de Pinot Noir, de corpo leve, taninos moderados e acidez refrescante, são excelentes parceiros para os sabores desses cogumelos.

E quando vamos comer um pedaço de cada sabor, o que fazer? Bons curingas, nessa hora, são Chardonnay, entre os brancos, e Pinot Noir, entre os tintos. Esses costumam ser vinhos muito versáteis.

E, como pizza e vinho realmente combinam muito, essa não é a primeira vez que tratamos desse assunto, por aqui... Se você é daqueles que se aventuram na cozinha, temos uma receita de massa de pizza, capaz de vencer o desafio dos fornos caseiros convencionais! Que tal? Para experimentar, leia a receita clicando aqui.

E boa pizza! Com um bom vinho!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.