Champagne, e outros espumantes

Dizem que Champagne combina com tudo. É possível... Mas será que tem limites? Quais?

Espumantes, como Champagne, Cava, Prosecco... são vinhos, realmente, muito versáteis na harmonização, e são muito apreciados por grande parte das pessoas. (Caso você não saiba a diferença entre espumante e frisante, clique aqui.)

 Das entradas às sobremesas...

Além de ser um aperitivo atraente, e excelente para o começo de qualquer noite, vinhos espumantes secos costumam combinar muito bem com frutas secas e com todos os tipos de queijos, muito comuns nas entradas. E olha que a combinação de queijo e vinho não é tão fácil quanto a fama diz... Aliás, se quiser ler mais sobre a harmonização de queijos, clique aqui.

No final da refeição, a recomendação costuma ser servir um vinho sempre mais doce que a própria sobremesa, como os fortificados. Mas na França, por exemplo, a cultura dita hábitos diferentes: Champagne é a preferência para a hora da sobremesa. E, quando o assunto é vinho, os franceses têm certa credibilidade... Uma ressalva: para o chocolate, prefira um vinho do Porto.

 Da China ao México...

Comidas exóticas, como a chinesa, ou outras de origem asiática? Espumante. Culinárias apimentadas, como a mexicana, ou mesmo a baiana? Espumante. Pratos condimentados, como costelinha de porco ao molho barbecue? Espumante. Sushis e Sashimis, japoneses? Espumante. Paella espanhola? Espumante. Aliás, nesse caso, espumante rosé!

 Do mais sofisticado, ao mais simples...

Caviar, lagosta e salmão defumado parecem combinar, naturalmente, com esses vinhos elegantes.

Mas que tal tentar, em casa mesmo, uma combinação que tem feito sucesso em outros países? Em Londres, um bar chama a atenção por servir somente... Champagne com hot-dogs gourmets! Que tal experimentar essa dupla, hein?

Outras opções inusitadas para harmonizar vinhos espumantes, e que podem realmente agradar, são frango frito, e até mesmo, pipoca! Não acredita? Então, faça um teste... Quando dizem que espumante vai bem, do fast-food à lagosta, talvez não seja exagero, não...

Ah, só não perca a oportunidade de brindar!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.