Zinfandel, como os da Califórnia

Esta é uma uva vinificada de diversos modos, mas os mais comuns são os tintos e os rosés. Bem diferentes um do outro, o tinto é um vinho rico e denso, com sabores intensos de frutas, enquanto os rosés são leves, frescos, e muito fáceis de beber.

Veja como harmonizar cada um deles...

 Tinto, chamado Zinfandel na Califórnia, e Primitivo na Itália

Um ótimo vinho para pratos mais robustos, e embutidos em geral. A picância desse vinho faz uma excelente combinação com carne de porco, hambúrgueres, costeletas de cordeiro. Aves, quando servidas com molhos mais pesados, vão ressaltar os sabores desse vinho.

Sabores fortes, como barbecue, alho, pimenta, açafrão ou curry, também são bons parceiros para os taninos marcantes dessa cepa.

Uma sugestão: sirva costelinhas de porco no estilo americano, com molho barbecue, e uma taça de Zinfandel...

Outra sugestão? Salame italiano, com um italiano Primitivo! E, se quiser saber sobre mais sobre um típico vinho italiano, chamado Primitivo di Manduria, clique aqui.

 Rosé, tipicamente da Califórnia, apelidado de White Zinfandel

Esse vinho, muito delicado, pede queijos leves, peru assado, cozinha italiana com molhos à base de tomates. Mas também aceita molhos mais pesados como um carbonara, e temperos mais fortes como os da cozinha asiática...

E, ao contrário do Zinfandel tinto, o Zinfandel rosé é uma boa opção para acompanhar peixes.

Experimente servir um Zinfandel rosé junto com os aperitivos, ou harmonizado com uma pizza de atum ou aliche, ou então, ao final da refeição, para acompanhar uma saborosa salada de frutas...

Aproveite essas dicas de harmonização, e experimente essa cepa, tão única e tão surpreendente! Na dúvida, deguste um rótulo rosé da Califórnia, e um tinto da Itália... Saúde!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.