Sangiovese, como os clássicos italianos

Essa uva lida muito bem com a acidez do tomate, ingrediente tão comum na culinária da Itália. E cogumelos e aspargos, também considerados mais complicados de harmonizar, são ainda melhores na presença desses vinhos.

Seja bem-vindo à Itália! Aliás, seja bem-vindo à Toscana!

 Chianti

Esse tradicional e vívido vinho da Toscana agradece quando é servido com um clássico prato de massa italiana. Combina com pratos condimentados, com ervas e alho. E o frutado do Chianti valoriza os vegetais, e refresca as carnes. Um vinho perfeito para canapés de carpaccio, por exemplo.

Se for um Chianti Clássico, o par perfeito são as massas com molho à base de tomates e carne, ou então o capelleti in brodo, sopa típica da Itália. Mas existem muitas opções. Até mesmo porque existe uma harmonização tradicional deste vinho, com pratos à base de peixe. Esses vinhos são mais discretos, e respeitam o requinte das carnes brancas.

Para reconhecer um Chianti Classico, procure pela imagem de um galo, no seu rótulo ou gargalo. E, para ler mais sobre o Gallo Nero de Chianti, clique aqui.

 Brunello di Montalcino

Encorpados e com grande capacidade para guarda, esses vinhos são comercializados com pelo menos 5 anos de espera após a colheita, e são produzidos exclusivamente com as uvas Sangiovese, cuja videira, na região, chama-se Brunello.

Um Brunello di Montalcino é a melhor escolha do mundo, diante de um prato de risoto, principalmente se for de legumes, de aspargos, ou então, ao funghi. A combinação entre legumes e gordura, como manteiga, queijo e azeite de oliva, faz muito bem aos taninos desse vinho. Carnes vermelhas também são boas companheiras de refeição.

Para ler mais sobre os vinhos rotulados como Brunello di Montalcino, clique aqui.

Bom, e se estamos falando que os vinhos produzidos à base de Sangiovese, como Chianti e Brunello di Montalcino, amam a culinária italiana, nem é preciso dizer que os recomendamos quando o assunto é pizza, não é mesmo?




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.