Um único vinho

É comum ouvirmos dicas do vinho ideal para a hora dos aperitivos. Ou então, qual vinho harmonizar com determinada salada, ou com tal prato principal. Sem falar em sugestões para harmonizar com a sobremesa. Mas será que é possível conciliar tudo, com um único vinho?

Sim, é possível. Veja como, em dois exemplos.

 Com um tinto moderno à base de Cabernet Sauvignon, da Califórnia.

Esse é um vinho jovem e tânico, capaz de deixar qualquer noite mais feliz.

Que tal começar com um patê de foie gras? Se preferir queijos, pode optar inclusive pelos mais robustos, como parmesão e provolone.

Falando em queijos, um charmoso suflê de queijo pode acompanhar uma salada de folhas verdes, para a entrada.

O prato principal, nessa nossa sugestão, pode ser uma picanha mal passada, preparada no forno. Ou então, um peru assado, recheado com farofa e muito bacon. Na realidade, pode ser até um jantar bem menos trabalhoso, com um espaguete à bolonhesa.

E como apreciar sobremesas, sem abrir mão do Cabernet Sauvignon? Aposte, sem medo, em trufas de chocolate. Se quiser uma receita muito especial de trufas, preparadas com vinho, clique aqui.

 Com um tinto clássico europeu, como um Châteauneuf-du-Pape.

Esse é um vinho bastante flexível, que pode ser servido, com honra, do início ao final de uma noite.

Durante os aperitivos, considere queijos como emmental, gouda e gruyère. Se quiser dar um toque adicional de charme, combine-os com damascos e outras frutas secas.

Inicie a refeição com uma salada de folhas cobertas com cogumelos, preparados em vinagre balsâmico.

Para o jantar, você pode optar por suculentas carnes vermelhas grelhadas, aves exóticas como perdiz ou faisão, molhos fortes e até mesmo molhos picantes. A estrutura desse vinho suporta todas essas ideias.

Chegou a hora da sobremesa, e o mesmo vinho precisa continuar sendo servido. Nossa sugestão é uma torta de nozes, que pode ser enfeitada com figos e tâmaras secas em volta.

Se quiser ler mais sobre os vinhos de Châteauneuf-du-Pape, clique aqui.

Como você pode ter percebido, às vezes o mundo do vinho se mostra mais complicado do que ele, de fato, é. Que tal um pouco de praticidade, para desfrutar mais a vida?




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.