Taça de vidro ou cristal?

Já se pegou nesse dilema? Sabe bem a diferença entre uma e outra? Vamos lá, sempre há mais a aprender...

Primeiro vamos desfazer uma confusão. Aquilo que chamamos de cristal, na verdade é um cristal de vidro, ou um vidro de aparência cristalina. Essas seriam as nomenclaturas mais adequadas. À título de curiosidade, um cristal de verdade tem um arranjo de átomos em uma configuração geométrica específica, como os diamantes, as esmeraldas e o açúcar. 

Mas não seremos tão presos ao preciosismo, assim. Vamos chamar de cristal, aqui nesse artigo, aquilo que efetivamente conhecemos como cristal: aquelas taças mais finas, usadas para a degustação de vinho.

 Qual a diferença entre o vidro e o cristal?

O vidro é feito basicamente de areia, sódio, cálcio e alumínio. O cristal, por sua vez, é composto por areia e por metais como chumbo ou titânio (quanto maior a presença desses metais, mais refinado e delicado é o cristal).

 Por que as taças de cristal são mais bem vistas?

Porque o cristal é um material mais brilhante e mais transparente, que permite melhor visualização do vinho. Porque as taças de cristal costumam ser mais finas que as de vidro, passando a sensação de maior elegância e delicadeza. Porque o cristal permite melhor acabamento, e suas taças não costumam ter a borda saliente, como muitas taças de vidro apresentam. E, em última análise, porque o cristal é um material mais “nobre”, mais valorizado, mais caro.

 Por que as taças de cristal têm espessura mais fina que as taças de vidro?

Porque o cristal é um material que contém minerais metálicos em sua composição, como chumbo ou titânio. Esses metais dão ao cristal maior peso e maior resistência, tornando possível a produção de taças de espessura mais fina, e mesmo assim, duráveis. Não é possível produzir taças de vidro que sejam ao mesmo tempo finas e duráveis, por isso as taças de vidro costumam ser mais grossas.

 Quais taças podem ir à máquina de lavar louças?

Teoricamente, tanto as taças de vidro como as taças de cristal de titânio são resistentes à lavagem em máquina, enquanto as taças de cristal de chumbo devem ser sempre lavadas à mão. Por via das dúvidas é sempre bom observar as instruções de cada fabricante, até para não comprometer o direito à garantia do produto.

 Espera aí. O chumbo não é perigoso para a saúde?

Sim. Apesar de ser um dos metais mais úteis para a humanidade, também é um dos elementos químicos mais tóxicos. Mas seu uso não é perigoso, no cristal usado para as taças de vinho, porque o tempo de contato entre a bebida e a taça não é suficiente para a extração do chumbo. Tanto que a taça INAO, usada para degustações profissionais e para o estudo olfativo dos vinhos, tem uma proporção de chumbo de cerca de 9%. Para saber mais sobre essa taça, criada por especialistas franceses, clique aqui.

Escolha a sua taça. Mas cristal ou vidro, na verdade, pouco importam se não houver um bom vinho a ser degustado! A taça é um coadjuvante dessa história onde o vinho é sem dúvida o protagonista!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.