Quando a rolha não colabora...

Em primeiro lugar, vamos combinar que isso pode acontecer com qualquer um. Então, que ninguém atire a primeira pedra...

 A rolha quebrou, antes de sair... E agora?

Se o pedaço que ficou dentro do gargalo for grande, tente tirá-lo, novamente com o saca-rolhas. Mas, dessa vez, insira a espiral em uma posição meio diagonal.

Se o pedaço for pequeno, não insista. Empurre-o para dentro da garrafa, e decante o vinho, antes de servir, para separar bem o líquido de qualquer pedacinho. Se for o caso, use um filtro de papel.

E por que isso acontece? Um saca-rolhas inadequado, uma pressão mal aplicada, um vinho mal armazenado, ou simplesmente um pouco de azar. Mas é bom lembrar, também, que uma cortiça muito seca e frágil pode ser sinal de um vinho já um pouco oxidado. Fique atento.

 A rolha emperrou, e abrir esse vinho virou uma questão de honra!

Sim, isso pode acontecer...E é engraçado e trágico, ao mesmo tempo.

Mergulhe o gargalo da garrafa em água morna, ou segure-a pelo pescoço embaixo da torneira com água quente, por 1 minuto.

Agora, com o vidro um pouco expandido, seja a rolha natural ou sintética, ela vai deslizar com mais facilidade pelo gargalo. Então, insira o saca-rolhas novamente. Mas, se a rolha já estiver muito perfurada, sem chance de aguentar mais uma tentativa do saca-rolhas, pressione-a para dentro da garrafa, e depois decante o vinho.

Obviamente, há muitas outras maneiras de tentar resolver o problema, quando a rolha não colabora. Uma delas é usar um saca-rolhas de lâmina dupla, mas não é comum tê-los.

Os amantes do vinho mais criativos sugerem o uso de parafusos, facas, sapatos e até furadeiras no processo! Mas aí é uma outra história, para um outro artigo...

Enquanto isso, boa sorte com a sua rolha! E um brinde, com a sua taça!





Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.