As taças de vinho

Para cada vinho há uma forma de copo especial, que realça suas características específicas. Mas isso não nos impede de escolher uma única taça para todos os vinhos que amamos, se assim a gente preferir. Mas como escolher a taça?

Em primeiro lugar, vamos entender a taça de vinho. Ela é composta pela borda (ou bocal), corpo (ou bojo), haste e pé (ou base).

Independente do formato escolhido, alguns elementos devem ser levados em conta, na escolha do copo, para tornar sua degustação o mais prazerosa possível:

 Espessura – A borda deve ser fina, pois o contato do lábio com as taças de espessura grossa causam má impressão a quem bebe.

 Forma – A borda também deve ser mais estreita que o bojo, de maneira a formar uma aparência de tulipa, mais abaulada na base e mais estreita em cima. Dessa maneira, com uma taça forma convexa, potencializamos a intensidade dos aromas do vinho. Nos copos que têm bordas largas, a superfície do vinho exposta ao ar é muito grande, e os aromas dissipam-se.

 Cor e textura – O bojo ideal é transparente, liso e incolor, permitindo, assim, que o degustador aprecie melhor o vinho. A lapidação e outras formas de decoração podem ser bonitas, mas distorcem a aparência do vinho, atrapalhando o prazer da degustação.

 Tamanho – O corpo da taça deve ser grande o suficiente para dar o espaço necessário para inclinarmos o vinho e analisá-lo; e também para girarmos o vinho, liberando seus aromas, que vão evoluindo com o tempo. A capacidade total ideal do copo é de pelo menos 300 ml, mesmo que o limite recomendado para servir seja de somente 1/3 da taça.

 Altura – A haste deve ser longa o suficiente para que possamos segurar a taça sem que os dedos toquem no bojo, para não esquentar o vinho, principalmente no caso dos brancos ou dos tintos levemente refrigerados.

Observando essas questões, é possível enxugar o orçamento e economizar espaço, com uma única taça para todos os tipos de vinho, mas sem perder nem um milímetro de elegância, percebeu?

 




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.