A decantação

 

Para alguns, frescura. Para outros, imprescindível. Para outros, ainda, um completo mistério. O assunto? Decantação! 

 O que é decantar?

Passar um líquido de um recipiente para outro, para purificá-lo de resíduos, diz o dicionário.

 Por que decantar um vinho?

Porque alguns vinhos podem apresentar um depósito natural de resíduos, que se forma no fundo da garrafa, mesmo que isso seja cada vez menos comum. Se quiser saber mais sobre isso, clique aqui.

Porque a maioria dos vinhos podem beneficiar-se com a exposição ao ar, que desencadeia o processo de oxidação, provocando mudanças químicas sutis, que liberam aromas, acentuam sabores e suavizam a textura do vinho.

 E por que não decantar determinados vinhos?

Porque alguns vinhos, por estarem já muito velhos, podem ficar rapidamente oxidados com a decantação, dada a sua delicadeza e fragilidade. Mas esses são casos bem específicos, é verdade. Aí, para separar os tais sedimentos que podem ter se formado, deixe a garrafa de pé, na vertical, um ou dois dias antes de abri-la, para que eles se acumulem no fundo da garrafa.

 Quando decantar?

Se o vinho for jovem, uma hora antes de servi-lo é mais do que suficiente para que o vinho respire. Se o vinho for velho, estiver com sedimentos, e você não tiver deixado a garrafa de pé com antecedência, decante-o somente na hora exata de servir.

 Como decantar?

Passe o vinho, da garrafa ao decantador, entornando o líquido suavemente. No final, observe bem a garrafa para parar um pouco antes do sedimento sair, caso ele exista.

 E se eu não quiser decantar?

Não decante, simples assim. Os sedimentos, como já falamos, são cada vez mais raros, e além disso não são prejudiciais à saúde. E, os benefícios obtidos com o contato com o ar podem ser alcançados, também, dentro da própria taça, quando a giramos antes de beber o vinho. Para saber mais sobre isso, clique aqui.

 E existe outra alternativa?

Sim, existe. Você pode optar por um aerador. Para ler mais sobre esse interessante acessório, clique aqui.

Concluindo, decantação não é frescura. Decantação não é imprescindível. Decantação não é um mistério...

 





Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.