Três dicas para melhorar seu vinho!

São três passos simples, mas com eles você pode degustar melhor seu vinho, apreciando plenamente sua textura e aroma... Interessante, não?

 Sirva na temperatura ideal

A sabedoria popular diz que vinhos tintos devem ser servidos à temperatura ambiente, e que os brancos devem ser servidos gelados. Acredite: é possível fazer melhor do que isso!

Mas também não se assuste, não é um pecado beber vinhos fora da temperatura recomendada, afinal cada um tem seu gosto, e isso é fundamental.  No entanto, em geral, o prazer sensorial tende a ser maior se você seguir essas dicas.

Cada garrafa de vinho libera seu bouquet mais rico de aromas a uma determinada temperatura, dependendo da variedade de uva e da região. Veja nossos guias de temperaturas, clicando aqui para tintos, e aqui para brancos.

Na dúvida, é possível usar a regra dos 20 minutos: retire os brancos da geladeira cerca de 20 minutos antes de servir, e coloque os tintos leves na geladeira também cerca de 20 minutos antes de servir.

Caso queira saber mais sobre a importância de servir seu vinho à temperatura correta, clique aqui.

 Deixe o vinho respirar

O vinho é volátil, e reage ao ambiente. A aeração, ou ventilação, pode equilibrar e suavizar os vinhos mais jovens, arredondando seus taninos, por exemplo.

A maioria dos amantes do vinho usa um decanter, que é um jarro de vidro com uma grande abertura, e que permite um rápido arejamento da bebida. Mas o simples ato de girar a taça também ajuda o vinho a arejar.

Desarrolhar uma garrafa de vinho e deixá-lo descansar por uma hora é certamente a pior maneira de arejar o vinho. Não só você deve esperar uma hora para beber o vinho, mas também o método é ineficaz. Mesmo depois de muitas horas, o gargalo estreito impede a entrada necessária de ar para abertura dos aromas do vinho.

A chave para o arejamento é tempo! Quanto mais jovem, intenso, vermelho e tânico, mais tempo no decantador. Um vinho maduro, complexo e encorpado já precisa de menos tempo. Quanto aos vinhos com idade superior a 15 anos, eles são altamente voláteis, portanto, alguns minutos já são suficientes!

Clique aqui para saber mais sobre decantação. Se tiver dúvidas sobre quais vinhos necessitam ser decantados, clique aqui.

 Utilize uma taça adequada

Copos de vinho nos ajudam a apreciar melhor a bebida. Designers especializados passam anos criando a forma e o tamanho perfeitos para que as taças possam levar o vinho diretamente aos sensores da língua, e para que possam afunilar o aroma diretamente para o nariz.

Muitos amantes do vinho possuem uma extensa coleção de taças de vinho, cada copo desenhado para um tipo específico de vinho. Se quiser conhecer taças específicas para cada tipo de vinho, clique aqui.

Mas ninguém precisa gastar, necessariamente, uma fortuna em copos de vinho: existem taças de vinho “multi-uso”, projetadas para servir varietais, e são uma ótima escolha, também!

Dicas sobre a escolha de taças de vinho: use copos grandes de vinho para os vinhos tintos com aromas fortes e de personalidade complexa. Taças de vinho menores são melhores para os vinhos brancos, pois elas podem concentrar melhor seus aromas, mais delicados.

Antes de escolher uma taça, clique aqui para ler mais sobre o assunto.

 




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.