Mancha de vinho, inimiga para sempre?

Você bobeou, e derrubou vinho tinto na roupa, na toalha da mesa, no tapete ou no sofá... E agora, o que fazer? Não entre em pânico, pelo menos por enquanto. Leia as dicas que selecionamos, para tentar resolver o problema.

Antes de mais nada, não esfregue! Se você esfregar, o vinho vai penetrar ainda mais nas fibras do tecido, tornando a mancha ainda mais difícil de ser removida! Então, é melhor retirar o excesso de líquido com papel toalha ou pano absorvente, bem delicadamente.

O maior segredo de todos é a velocidade da sua reação. Quanto mais tempo demorar a agir, mais difícil será remover totalmente a mancha...

Primeiro, as dicas para remover MANCHAS AINDA MOLHADAS, se você conseguir reagir a tempo...

 Água tônica e sal

Derrame água tônica sobre a mancha, deixando-a borbulhar. Use toalhas de papel para evitar que a mancha se espalhe pelo tecido. Cubra a área manchada com uma espessa camada de sal de cozinha. Espere o tecido secar, remova o sal com uma escova ou com o aspirador, e lave a peça normalmente.

 Água oxigenada e sabão

Seque o excesso de vinho tinto com um pano ou toalha de papel, sem esfregar. Misture partes iguais de água oxigenada (10 volumes) e sabão (detergente ou sabonete líquido) em um recipiente tipo borrifador. Borrife sobre a mancha, espere alguns minutos e seque com papel toalha. Continue até remover a mancha completamente. Lave normalmente. Lembre-se que a água oxigenada é um agente clareador, então, não utilize esse método em tecidos coloridos que possam desbotar.

 Vinho branco

Seque o excesso de vinho tinto usando um pano ou papel toalha. Despeje o vinho branco na mancha, das bordas para o centro. Use toalhas de papel para evitar que a mancha se espalhe pelo tecido. Espere cerca de 30 segundos e, em seguida, seque a área com um pano. Se a mancha persistir, repita a operação. Depois, lave a peça normalmente.

 Vinagre branco

Mergulhe o tecido inteiro em água. Depois, mergulhe somente a parte manchada em um recipiente com vinagre. Espere a mancha sair, e lave a peça como de costume.

 Gelo

Aplique gelo imediatamente sobre a mancha. O frio impede que o tecido absorva o vinho, evitando que fique manchado. Lave normalmente.

 Leite

Seque o excesso de vinho tinto com um pano ou toalha de papel, sem esfregar. Despeje leite na mancha, em abundância. Lave como de costume.

 Água quente

Ferva água. Estique o tecido sobre uma panela na pia. Despeje a água fervente sobre o tecido, a um metro de distância, e, em seguida, lave normalmente.

 Limão

Despeje suco de limão sobre a mancha, espere alguns minutos para fazer efeito, e lave normalmente.

 Areia para gato

Parece piada, mas não é... Cubra a mancha com uma camada grossa de areia para gato. Pressione suavemente com a mão, para absorver todo o vinho. Retire toda a areia com um aspirador, depois lave normalmente.

Agora, e se o vinho já tiver secado? Tem solução? Também selecionamos alguns métodos de remoção para as MANCHAS QUE JÁ SECARAM:

 Água oxigenada e sabão

Misture partes iguais de água oxigenada (10 volumes) e sabão (detergente ou sabonete líquido) em um recipiente, e despeje sobre a mancha. Deixe agir por 30 minutos, e lave em água morna com sabão. Depois da lavagem, deixe de molho em água quente por 1 hora, sem sabão, e lave em água morna com sabão, novamente. Por fim, enxague em água fria e deixe secar naturalmente. Lembre-se que a água oxigenada é um agente clareador, então, não utilize esse método em tecidos coloridos que possam desbotar.

 Vinho branco e bicarbonato de sódio

Mergulhe a mancha de vinho tinto em vinho branco. Cubra a mancha com uma pasta grossa de bicarbonato de sódio. Deixe agir por algumas horas, borrifando água de tempos em tempo, para manter o tecido úmido. Em seguida, lave normalmente.

 Espuma de barbear

Aplique espuma de barbear sobre o tecido, deixe agir por 5 minutos, e lave em água quente ou morna.

 Vodca

Mergulhe a mancha em vodka, e depois lave como de costume.

Você pode perguntar: qual a melhor dica, em cada um dos casos? Não existe essa resposta. Tecidos diferentes reagem de maneira diferente. Além disso, as alternativas servem para que você veja o que é possível fazer, na hora, com aquilo que você tiver na sua casa.

Mas, mesmo com essas dicas, e com todo o seu esforço e dedicação, há sempre a chance de a mancha de vinho tinto ser teimosa e persistente. Aí vale a pena contar com a ajuda de lavanderias profissionais, que têm produtos químicos que não estão disponíveis ao consumidor, e que realmente podem ser muito eficientes para remover as manchas mais difíceis.

Para finalizar, um conselho: Não deixe que esse incidente estrague seu momento, afinal, você devia ter uma boa razão para abrir aquele vinho!

E, já que o assunto é limpeza, se quiser dicas para manter suas taças de vinho sempre limpas, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.