A rolha do futuro?

Um projeto muito interessante, para quem gosta de vinhos e também de tecnologia, acaba de ser divulgado pela Universidade de Aveiro, em Portugal.

Um aluno de doutorado da universidade, do Departamento de Engenharia Eletrônica, Telecomunicações e Informática, desenvolveu a rolha mais tecnológica do mundo, mas, ainda assim, de cortiça.

No interior da rolha, envolvidos pela cortiça, existem um circuito eletrônico e uma minúscula antena, capazes de armazenar e transmitir informações.

Por enquanto, a invenção apresentada ainda é um protótipo, mas o potencial dessa invenção é bem interessante.

Imagine acessar, pelo seu celular, informações precisas não só sobre aquele vinho ou aquela vinícola, mas, especificamente, sobre aquela garrafa? Como assim?!

Segundo Ricardo Gonçalves, o inventor da rolha, será possível verificar toda a história daquele vinho, sabendo, por exemplo, a que temperaturas a bebida esteve sujeita, desde o momento do seu engarrafamento.

Lembre-se que temperatura constante é um fator decisivo para a correta armazenagem dos vinhos! E essa garantia poderá estar à mão do consumidor...

Essa invenção ganha ainda mais relevância quando se pensa naquelas garrafas de vinho que têm um custo relativamente mais elevado. Do ponto de vista do consumidor, será uma maior certeza de que está pagando por um produto que realmente tem o nível de qualidade exigido.

E, mais interessante ainda, é a junção de uma matéria-prima tão tradicional, como a boa e velha cortiça, à moderna tecnologia.

E, para quem ainda torce o nariz para as tampas de rosca, essa é uma notícia melhor ainda, não é?

Aliás, se quiser saber o motivo de alguns vinhos terem tampa de rosca, ou ver outras perguntas frequentes do universo dos vinhos, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.