A taça de Cahors

Os produtores de Malbec da região francesa de Cahors, com o apoio do governo francês e da União Europeia, vêm investindo, há alguns anos, em diversas campanhas de divulgação desses vinhos.

Com slogans como “Cahors is back, Cahors is black, Cahors is Malbec!”, esses vinhos são apresentados ao mundo, e exportados principalmente aos EUA, como um Malbec de terroir. É um claro esforço de tentar capitalizar a popularidade do Malbec argentino entre os americanos, com um Malbec francês, de onde a cepa se originou.

Entre as ações realizadas em prol do Cahors, destacamos uma.

Foi criada uma taça específica para a degustação dos vinhos negros de Cahors, produzida com um novo tipo de material, contendo quartzo em sua composição, um mineral reconhecido pela alta dureza.

O design da taça de Cahors foi concebido para concentrar os aromas da uva Malbec para os degustadores.

Mas, o que mais chama a atenção na especificidade dessa taça, é o anel vazado na haste. É um símbolo de união e ligação, de harmonia no modo de sentir ou de pensar, um símbolo de compartilhamento.

Tudo isso para estar de acordo com o conceito do “black wine” Cahors, muito ligado ao romantismo, à intimidade e à sensualidade.

É bem possível que a degustação de um Cahors não seja assim tão beneficada pelo simples uso de uma taça diferente. Mas, se o mundo do vinho está relacionado, entre outras coisas, à experiência, por que não entrar no clima, e deliciar-se com mais essa peculiaridade?

Uma curiosidade sobre a taça de Cahors, é que existe também uma versão fosforescente dela. Uma excentricidade, talvez de gosto duvidoso, na opinião de alguns.

Se quiser ler mais sobre Cahors, clique aqui.

Mas Cahors não é a única denominação de origem, ou região, a ter uma taça tão específica. Um outro caso típico é a Alsácia, com suas taças de haste verde. Para conhecê-las, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.