Uma taça "oficial"?

Inúmeros são os modelos e formatos das taças de vinho. Já falamos das taças para Bordeaux, Borgonha, Alsácia, Cahors... Mas você sabia que existe um padrão de taça, certificado pelo Instituto Nacional das Apelações de Origem, na França?

Esse instituto é reconhecido pela sigla INAO, e é responsável por conduzir a política francesa do sistema de denominação de origem, que classifica produtos, incluindo o vinho, conforme o seu terroir.

Pois bem, um grupo de especialistas franceses criou uma taça, na década de 1970, com base em estudos do INAO, e normatizada pela AFNOR (um órgão francês equivalente ao nosso INMETRO) e pela ISO (International Standards Organization).

Essa taça, chamada taça INAO, ou tipo INAO, ou ainda tipo INAO-AFNOR, é usada para degustações profissionais e para o estudo olfativo dos vinhos, e foi concebida para proporcionar o máximo de intensidade de odor, potencializando a experiência da degustação.

Há quem critique essa taça, principalmente por julgá-la pequena demais, mas com ela é possível captar todas as nuances aromáticas dos grandes vinhos.

Em formato de tulipa, a taça conta com uma abertura mais estreita, a ser tampada inteiramente pelo nariz. É constituída por um cálice oval alongado, com capacidade entre 210 e 225 mililitros, ideal para ser servida com 70 ou 80 mililitros de vinho. Em degustações profissionais, a quantidade servida é ainda menor.

A regulamentação oficial determina dimensões da taça, de forma a manter todas as suas características principais.

A versão oficial deve ser de cristal de vidro totalmente incolor, com proporção de chumbo de cerca de 9%. Mas é possível encontrar à venda taças no formato INAO, mas constituídas de vidro comum, e portanto não tão leves nem tão delicadas, mas mais baratas.

Uma última curiosidade sobre as taças INAO: para que sejam também adequadas à degustação de vinhos efervescentes, essas taças podem ter um ponto sem polimento, no seu fundo, com cerca de 5 mm de diâmetro, com a finalidade de induzir a formação das bolhas.

Pois é. Taça não é tudo igual. Não que a gente precise de determinada taça para desfrutar os prazeres do vinho. Mas é mais uma particularidade desse universo, tão rico de informações...

Quer conhecer alguns diferentes formatos de taças? Clique aqui. Ou então, se quiser dicas para escolher um único formato, para todas as ocasiões, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.