Por onde começar?

Não é apenas uma questão de ritual, ou protocolo. A ordem de degustação segue uma lógica. Vamos ver?

Para receber os amigos, abrimos, por exemplo, um espumante, ou um vinho branco. Durante o jantar, um tinto. Com a sobremesa, um vinho do Porto. Por quê?

Porque quando escolhemos abrir vinhos diferentes em uma mesma ocasião, a ordem “ideal” de degustação é dos vinhos mais leves aos mais potentes. E por quê? Porque assim potencializamos a nossa percepção sensorial.

Os nossos sentidos, ao serem confrontados com sensações diferentes, uma após a outra, vão esperar que a sensação seguinte seja mais excitante ou mais intensa que a anterior. Portanto, acabamos instintivamente ou não, ordenando os vinhos a serem degustados por intensidades crescentes.

O que isso significa?

Significa ir dos vinhos mais fracos aos mais alcoólicos. Dos mais leves aos mais encorpados. Dos mais secos aos mais licorosos. E, na prática, muitas vezes, isso significa primeiro abrir um branco, para depois abrir um tinto.

Existe até um provérbio francês, sobre esse assunto, que é "blanc puis rouge, rien ne bouge, rouge puis blanc, tout fout le camp". O significado dele é que se o branco for seguido por um tinto, tudo bem, mas, se o tinto for seguido por um branco, a coisa complica...

Vale também uma reflexão. Existe um paralelo na ordem de serviço dos pratos, que em um ambiente formal, segue a tradição de primeiro o peixe, e depois a carne. E existe a velha máxima do peixe com vinho branco, e carne com vinho tinto, mesmo que não seja sempre verdade.

É claro que a diversidade dos vinhos é imensa, e essa é uma regra que funciona a grosso modo, mas que admite exceções. Ainda bem, porque quebrar regras também tem sua graça... E o gosto pessoal deve sempre prevalecer!

Além disso, há também a opção de um vinho único para a noite toda, que pode, sim, ser muito interessante. Um vinho que seja do seu agrado pode ser servido com a entrada, com o jantar e, por que não, com a sobremesa?

Para encerrar, que tal três dicas para degustar melhor o seu vinho? Para ler, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.