O melhor sommelier

Uma profissão cada vez mais valorizada. Basta ver o quanto esses profissionais vêm se qualificando...

Prova disso são os concursos criados para reconhecer os maiores talentos da profissão. O melhor sommelier do Brasil. O melhor sommelier das Américas. O melhor sommelier do mundo!

O concurso que elege o melhor sommelier do mundo é organizado pela Association de la Sommellerie Internationale, desde 1969, e acontece, atualmente, a cada 3 anos. A sede da associação está em Paris, mas o concurso acontece cada vez em um local diferente, ao redor do mundo.

Em 2013, tivemos a 14ª edição do concurso, em Tóquio, no Japão. Concorreram mais de 1.000 profissionais do ramo, que atuam em restaurantes, bares de vinho, enotecas ou empresas ligadas à enogastronomia.

Destes mais de 1.000 concorrentes, apenas 54 foram classificados para as quarta-de-final, e apenas 12 deles foram para as semi-finais, que aconteceram na presença de uma plateia de quase 4.000 pessoas!

Em 3º lugar, ficou um belga chamado Aristide Spies. Em 2º lugar, Véronique Rivest, uma canadense que além de tudo, entrou para a história do concurso por ser a primeira mulher a ficar entre os finalistas!

E, em 1ª lugar, em 2013, ficou o suíço Paolo Basso, que já era um nome conhecido no concurso, por ter conquistado o 2º lugar nas edições de 2000, 2007 e 2010. Sem dúvida, um grande sommelier! Agora, o melhor do mundo!

E o próximo concurso? Será somente em 2016. Mas dessa vez será aqui pertinho, na Argentina. Mendoza é a próxima sede do evento. O próximo campeão, ainda não sabemos... Quem sabe, um brasileiro? Por que não?

Para encerrar, se quiser ler mais sobre as atividades exercidas por esse profissional, o sommelier, clique aqui. Ou então, para saber mais sobre essa e outras profissões do mundo do vinho, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.